Essa receita vai para aquele cara que curte ser o churrasqueiro da galera. Aquele que adora salvar a pátria quando a fome bate forte naquelas noites regadas à cerveja, conquistando a galera pelo estômago. Sim, aquele mesmo: o masterchef do velho oeste acidentalmente nascido em terras tupiniquins.

Opa! Estamos falando de você? Então, saca só esse lombo com pimenta que vamos te ensinar. Mas antes disso, se você é decabrónzito de verdade, um entusiasmado chilli lover, você não vai querer usar qualquer geleia de pimenta basicona, vai?

Faça como a Bela Gil do faroeste e substitua-a pela Sweet Chilli, clássica pimenta doce e suave da culinária asiática, fabricada no velho oeste lá de Santa Cruz do Rio Pardo e, por isso, com um toque tupiniquim de tirar o chapéu:  a famosa pimenta dedo-de-moça.

Mas, enfim, chega de enrolação. Vamos aos passos da nossa receita?

Reunindo os ingredientes

  • 1 ½ quilo de lombo de porco;
  • Sal;
  • Pimenta do reino branca;
  • Alho amassado;
  • Ervas finas;
  • Azeite extravirgem;
  • Molho Sweet Chilli Tradicional

Preparando essa receita maravilhosa

Retire a gordura do lombo. Em uma forma, tempero-o com sal, pimenta, alho e ervas finas — tudo ao gosto do freguês. Espalhe essa pasta de tempero no lombo, certificando-se que ele está sendo muito bem acarinhado com todas as iguarias!

Após os temperos, coloque bastante azeite, cubra-o com papel alumínio e leve-o ao forno por 40 minutos. Após esse tempo, abra o lombo e coloque a cereja do bolo, ou melhor, a pimenta Sweet Chilli, espalhando com um pincel ou com uma colher.

Volte o lombo por mais 15 minutos ao forno. Será o tempo dele dourar e o caldo ficar no ponto. Depois de dourar, retire-o do forno, fatie-o e regue com o caldo mágico produzido.

Voilá!

Mas você pensa que é só? Não! Se você não tiver ainda sua Sweet Chilli, tudo bem, seu lombo não ficará desamparado, ou melhor, destemperado.

Materializando uma geleia de pimenta jogo rápido

  • 4 pimentas dedo-de-moça — lembre-se que a semente pode dar um boost decisivo;
  • 1 maçã ralada na parte grossa do ralador — tire a casca, ok?
  • 1 xícara de açúcar;
  • 2 dentes de alho;
  • Sal a gosto;
  • ¾ de um copo de requeijão de suco de laranja — são 200 ml.

Como preparar?

Leve ao fogo todos os ingredientes por aproximadamente 20 minutos. Lembre-se de não mexê-los na panela. Após esse tempo, retire os dentes de alho e aguarde a alquimia! Ela é finalizada após ficar fria.

Molezinha, não é?

Outras sugestões para apreciar a geleia de pimenta mais incrível do velho oeste, nossa adorada Sweet Chilli, é usá-la como entrada, cozinhando alguns vegetais em forma de palitos, ou até mesmo aqueles palitinhos típicos de couvert de restaurante, saca?

Tá bem! O lombo não foi encontrado e acabou rolando mesmo foi um churrasco? Experimente colocar a geleia de pimenta como acompanhamento de alguma carne suculenta. Tenho certeza que vai ser uma combinação explosiva!

Se quiser ousar mais um pouco, na hora da sobremesa ofereça brownie, sorvete de creme e uma pitadinha da geleia. A combinação de salgado com doce pode surpreender demais a turma.

Mas pode ficar sossegado, essa pimenta não é a pimenta mais hardcore do mundo, não! A mais punk não ficaria tão bacana nesse lombo como ficaria com geleia de pimenta, pode ter certeza! Mas, caso tenha ficado curioso, se liga na tal da pimenta mais ardida do mundo, aquela que nos olhos do outro parece refresco!

Deixe seu comentário