No final de junho a galera que acompanha uma das maiores figuras do churrasco brasileiro, Domingos Neto – mais conhecido como Netão Bom Beef -, teve a oportunidade de aprender de perto com o fera no nosso Velho Oeste Paulista. Mais de 60 pessoas se inscreveram e vieram pra Fazenda DECABRÓN para absorver um pouco do talento do açougueiro e YouTuber, que compartilha suas técnicas em eventos por todo o Brasil e com mais de meio milhão de pessoas na internet.

Fã declarado dos nossos produtos, Netão sempre usou e abusou da DECABRÓN nos seus workshops e vídeos, porque, modéstia a parte, nossos molhos e carne são o casal perfeito, então decidimos trazer o cara lá da terra do Pelé para ensinar malucos por churrasco – e por pimenta – para ver como a mágica acontece. Bastou um vídeo ensinando a fazer uma costelinha com Porco Moiado, onde ele citou o evento, para as vagas se esgotarem em uma hora!

O grande dia

Pessoas de toda a região e de estados vizinhos começaram a chegar na Fazenda logo no início da manhã, quando foram surpreendidas com um café da manhã feito pelo Netão e equipe, que prepararam ovos mexidos com legumes e bacon, foi sensacional!

Depois, partiu ensinar a galera os cortes e técnicas preparados para o workshop. Ainda pela manhã, o Netão pendurou um Tomahawk na parrilla, que só ficaria pronto no final do dia. Para quem não sabe o que é, lembra daqueles ossos de costela que eram as carnes dos Flintstones? Por parecer um pequeno machado utilizado pelos índios norteamericanos que se chama Tomahawk, a belezura levou este nome e é retirada da parte dianteira do lombo do boi, o filé da costela. É o mesmo corte do prime rib, porém com um osso maior, que pode chegar a 60 cm.

Retomando, o pessoal já estava com sede e quase na hora do almoço a cerveja foi liberada: Almada Puro Malte à vontade pra galera. Depois, dá-lhe mais aula e coisa boa pra comer – um New York Strip + bananinha com muito molho DECABRÓN. Conhecido como Bife de Chorizo pelos hermanos, o NY Strip é um corte próximo ao nosso contrafilé, macio e saboroso e com a bananinha, que são tiras de até 4 cm mais alongadas da carne, ficou uma delícia.

 

Prática e mais prática

Depois os participantes aprenderam a fazer uma costelinha de porco com dry hub, que ficou por 45 minutos na brasa totalmente vedada com papel alumínio, assim foi criado uma estufa, que assou a peça por inteiro.  Foi quando nosso mestre pimenteiro Chincho Cabrón chegou e criou com o Netão um molho glaze para costelinha, que deu brilho e verniz à carne. Foi utilizado para dar este toque final o nosso Barbecue Porco Moiado, Mostardinha Caipira Americana, uísque Jim Beam Bourbon White, açúcar, limão siciliano, manteiga e alecrim.

Depois tivemos mais técnicas, dessa vez o corte era picanha. E o ponto ficou vermelhinho, do jeito que o brasileiro gosta. E mais surpresa: inauguramos a geladeira de gin tônica Du Royale pro povo se esbaldar.

Saiu também linguiça com Sweet Chilli Goiabada, Mustard Old Gold e chimichurri antes de partir para o Tomahawk, que foi levado pra chapa com um tablete de manteiga.

Pra encerrar, Netão trouxe cortes variados e convidou os participantes a se reunirem em grupos de três pessoas pra tirar dúvidas e colocar novamente a mão na massa. Enquanto isso, um arroz caldoso estava a 8 horas no fogão à lenha e o churrasqueiro finalizou com ervas e especiarias e serviu pra todo mundo.

Com isso, o evento foi encerrado e todos receberam certificados, tiraram fotos com Netão e o Chincho e ainda levaram pra casa kit’s DECABRÓN e da cerveja Almada.

E como o que é bom acaba, todo mundo foi embora já com saudades desse dia. Por isso, nossa ideia é fazer mais workshops ainda este ano com outros feras da carne e da cozinha, e, claro, com muito molho e novidade. Por isso, fique ligado no nosso blog, site, Facebook e Instagram para ficar sabendo de tudo e não perder por nada!

1 Comentário

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.