Nada melhor que receber os amigos em casa pra tomar aquela gelada enquanto assiste ao jogo, comendo finger food e jogando conversa fora, não é mesmo? Nessa hora, é bom estar por dentro de tudo do mundo esporte! Nesse post, te contamos quais foram os times de futebol pioneiros no mundo. Confira!

A vanguarda inglesa

Reza a lenda que no século III a.C os chineses já se envolviam em um jogo com o objetivo de lançar uma bola em uma rede usando os pés. Mas o nascimento do futebol nos moldes modernos que conhecemos data de 1863 na Inglaterra, e é por isso que os ingleses levaram todo o crédito por sua criação.

Se hoje tantos brasileiros já nascem com o sonho de serem jogadores de futebol, na época dos primeiros times jogava-se bola por puro prazer e sem muita pretensão. Com a chegada do rádio e da televisão, não deu outra: o esporte tornou-se a modalidade mais popular do mundo inteiro.

1 – Sheffield F.C.

Era outubro de 1857, em Sheffield, na Inglaterra, quando a galera que praticava críquete — um esporte similar ao baseball — ficou entediada durante o inverno e começou a jogar uma pelada: foi assim que nasceu o Sheffield F.C, um clube regional e amador.

Nessa época, o futebol ainda não tinha regras bem definidas e só deixou de ser um passatempo quando William Prest, um dos fundadores do time, passou a estudar o esporte para criar um conjunto de leis mais rígidas.

O Código Sheffield, como ficaram conhecidas, serviu de base para as normas do futebol que foram instituídas pela Associação de Futebol de Inglaterra (AF) seis anos mais tarde. Foi amor à primeira vista: em 1962, a cidade já possuía 15 clubes, entre eles, o rival Hallam F.C.

2) Notts County Football Club

O Notts também foi feito pelas mãos, ou melhor, pelos pés de dois ingleses que costumavam bater bola no gramado do castelo de Nottingham. A diferença é que esses dois, Arkwright e Deakin, conseguiram elevar pela primeira vez, em 1862, a equipe a um nível profissional no esporte, o que não ocorreu com o Sheffield, por exemplo.

Sua importância enquanto pioneiro no futebol profissional é tamanha que, no Brasil, inspirou os mantos alvinegros dos times Juventus e Botafogo. Diferentemente do Sheffield, que disputa o que seria equivalente à nossa oitava divisão, o Notts participa da League Two, a terceira maior divisão da Football League.

3) Rangers Football Club

O terceiro time mais antigo de futebol do mundo foi fundado em Glasgow por quatro irmãos apaixonados pelo esporte. Até 2012, quando declarou falência, o clube era o que tinha mais títulos nacionais no mundo: 54 ligas e 33 copas da Escócia. Depois disso, foi vendido para um empresário e retornou recentemente à primeira divisão, voltando a fazer parte da elite do futebol escocês.

4) Everton Football Club

Esse é mais uma equipe que frutificou em um inverno sem críquete em 1878 na cidade de Liverpool. Seu maior adversário é o próprio Liverpool e os jogos de disputa entre os dois equivalem ao nosso Fla-Flu. A Merseyside derby, como é chamada a partida, é um dos clássicos mais badalados da Inglaterra. Hoje, o Everton joga na Primer League e é o clube inglês com maior número de participações na primeira divisão do país.

5) Manchester United Football Club

Nasceu em 1878 como um time de operários de um depósito e é, hoje, um dos clubes mais ricos do mundo. Em 1902, o gigante do mundo do futebol quase faliu, mas foi vendido por um empresário do ramo cervejeiro que deu a ele o nome atual.

Os red devils estiveram sob comando de Alex Ferguson durante 27 anos e conquistaram uma quantidade de títulos respeitável. Atualmente, o aclamado técnico José Mourinho investe em um estilo de jogo compactado, com passes rápidos e práticos, apresentando um dos times mais fortes da Europa.

O saldo desses craques é de 20 títulos de campeão da Premier League, 12 Taças da Inglaterra, 21 Supertaças inglesas, 3 taças da Liga dos Campeões da UEFA, 1 Mundial de Clubes da FIFA e 1 Copa Intercontinental. Moral altíssima!

Já conhecia todos esses times de futebol? Conte pra gente nos comentários.

LEIA MAIS:

7 dicas incríveis para uma barba de respeito

8 músicas que não podem faltar no churrasco com os amigos

Home beer: aprenda a fazer sua cerveja em casa

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.