Este post foi preparado para os Cabróns de verdade. Aqueles que querem provar que são fortes, que aguentam qualquer coisa, que comem pimenta chorando, mas não admitem que ela seja forte demais. Aqui nós vamos conhecer a pimenta mais forte do mundo (aquela que queima como o fogo de mil sóis) e saber como ela recebe essa classificação, vamos lá?

A mais “tenebrosa” de todas as pimentas

E o prêmio vai para a Carolina Reaper. Produzida na Carolina do Sul, EUA, desenvolvida por Ed Currie da PuckerButt Pepper Company, esta pimenta alcançou a marca de 1.569.300 pontos na escala Scoville, que mede a pungência (nível de ardência das pimentas).

Esse título lhe foi dado pelo Guinness World Records, em 07 de agosto de 2013, quando ela tomou o lugar da outra belezinha, a Trinidad Scorpion “Butch T”, uma australiana que tem um nível de 1.463.700 SHU. Só para se ter uma noção melhor, nossa Pimenta Malagueta, possui um nível de 60.000 à 100.000 SHU.

A definição da “picância” do sabor

Sabe a sensação da sua boca pegando fogo quando você come algum prato que contém pimenta? Bom, ela é criada através de uma substância chamada Capsaicina. Quando ela entra em contato com a boca, cria esta sensação de calor extremo. E é exatamente essa intensidade que a escala Scoville mede.

O nome da escala foi dado por causa de seu criador, Wilbur Scoville, um farmacêutico que através de um estudo interessante, determinou o nível de ardência de qualquer tipo de pimenta. A medida também pode ser chamada, como vimos anteriormente, de SHU (Scoville Heat Units ou Unidades de Calor Scoville, em português).

No estudo, Scoville misturava as pimentas puras numa solução que ele preparava de água e açúcar. Quanto maior era a necessidade de misturar esta solução para poder diluir a pimenta, até que ela não ardesse mais, maior então era o nível da Capsaicina. Dessa forma, se chegou à seguinte equação:

Cada xícara de pimenta é equivalente a 1.000 xícaras de água = 1 unidade de Scoville.

Está escala irá de 0 (com pimentas que não possuem Capsaicina, como o pimentão) até 15 milhões (pura Capsaicina).

As dicas para os que ainda estão começando no mundo das pimentas

Alguns desacostumados com essas iguarias, ou despreparados para a intensidade de algumas pimentas, sabem que a sensação após a ingestão, é comparada a boca como se ela estivesse pegando fogo. E isso é muito doido! Muitos dizem não ter gostado dessa experiência, se negando totalmente a repetir. Já outros Cabróns, que são mais fortes podem se arriscar de novo outra hora. De toda forma, não podemos negar que comer pimenta é somente para aqueles que curtem fortes emoções!

Aqui vai uma dica legal, beber água ou qualquer outro tipo de líquido, não adianta para aliviar aquela sensação de ardência da pimenta. Muito pelo contrário, líquidos vão aumentar a esta sensação. Para fazer passar logo a ardência na boca, o melhor é tomar leite ou óleo, ou então, comer um pedaço de pão. Então já sabe, se não aguenta, bebe leite.

Galera, pra quem gostou e quer ficar sempre por dentro das nossas novidades, curta a nossa página no Facebook. E se você também é um amante dos sabores picantes como nós, compartilhe a hashtag #chillilovers.

Fonte da imagem: bit.ly/534.ref

30 Comentários

    • O leite possui elementos químicos que neutralizam o ardor. Isso vale para qualquer laticínio. Na Índia, onde o uso de pimenta é intenso, a bebida nacional é o ‘lassi’, iogurte batido com várias coisas, como especiarias, frutas e gelo.

    • Guilherme karkoski Responder

      Olá Rodrigo o leite apesar de ser líquido, contém bastante gordura o que ameniza a ardência, por isso ele fala também dos óleos.
      Água, cerveja ou refrigerante pioram a situação.
      Abraços.

  1. JOSÉ CARLOS MONTEIRO BOGO Responder

    MUITO BOA ESTA REPORTAGEM E EXPLICAÇÕES SOBRE AS PIMENTAS, QUE FAZEM SEMPRE OS NOSSOS PRATOS DIÁRIOS FICAREM MAIS SABOROSOS E DE UM PALADAR QUE SÓ UMA BOA E FORTE PIMENTA PODE NOS PROPORCIONAR NAS NOSSAS TRADICIONAIS REFEIÇÕES.

    • De Cabrón Responder

      Hermano, o cultivo é o mesmo que todas as variedades. Pimenta gosta de sol e pouca água. Já as sementes desse pesadelo, você acha facilmente no Mercado Livre. Um negócio que é bacana é o esquema auto irrigável. Nesse site você encontra tudo que vc precisa pra plantar. Gracias hermano. http://www.plantei.com.br/vaso-auto-irrigavel

  2. Felipe Galafassi Responder

    De Cabrón, quando vocês irão produzir seus maravilhosos molhos com essa pimentinha marota ai??? Estou louco para provar já!!! Abraços..

  3. Sizefredo Luiz Silva Responder

    Quando como uma pimenta muito ardida, tomo um gole de café bem quente, arde mais com a temperatura do café e, depois passa. Nunca fiz a experiência com leite.

  4. Comi e comprei no mercado Municipal de BH a Trinidad Scorpion e olhaaaaa, passei mal mesmo, karai como é ardida, Jesus toma conta! Mesmo assim recomendo!!!

  5. renilda costa de souza soncksen Responder

    NAO
    CONHEÇO E GOSTARIA DE TER UMAS SEMENTES PRA PLANTAR ONDE ACHO

  6. Sou um apreciador de pimentas e fiquei curioso em conhecer essa pimenta.
    Como faço pra adquirir dessa pimenta, o fruto, semente ou mudas.caso me informarem ficarei muito grato.

  7. Outubro do ano passado, preparei um vidro de conserva com Trinidad Scorpion… esta semana abri e provei. Finalmente, achei minha pimenta (o que faz aqueles molhos comercializados parecerem cobertura de caramelo). Mas, se ela agora foi superada, vamos provar… será que acho no mercado brasileiro (sou de SP)?

  8. Todos dizem do leite q o leite isso e aquilo, ou tome óleo, coma pão que vai diminuir ou cortar a ardência…
    Vocês estão errados, não existe nada melhor para cortar a ardência do que simplesmente colocar um pouco de açúcar na boca, é instantâneo, corta totalmente a ardência…

  9. Augusto Lima Fontes Junior Responder

    Que eu saiba, nossa pimenta mais ardida se chama “Cumarim” e é da amazônia. Confere?

  10. Pessoal, como apreciador da iguaria aqui apresentada, deixo aqui meus elogios ao post, agora, pergunto; onde fica a posição da Butch JOLOKIA nessa escala?? pq até onde eu sei , segundo postagens anteriores, ela éra a mais ardida, obrigado.

  11. quem é o proprietario desta imagem da carolina reaper?, gostaria de pedir autorização ao proprietario para usar a imagem deste fruto no meu rotulo de geleia de pimenta carolina reaper ????

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.