Você está planejando um jantar perfeito para quem você gosta, caprichou na pimenta na preparação dos pratos, se empenhou em organizar a recepção dos convidados da melhor maneira e, no fim, resta apenas uma dúvida: como servir um bom vinho sem que os sabores da bebida e da comida entrem em conflito?

Há muitos mitos quando se fala da harmonização de vinho e pimenta e, hoje, aqui no blog, vamos mostrar que é possível, sim, combinar estes dois elementos tão apreciados na maior parte da cultura gastronômica mundial. Confira:

Entendendo a ação da pimenta

Antes de escolher um bom vinho para harmonizar com o seu prato apimentado, é importante entender como a pimenta age no seu corpo e porque escolher o acompanhamento certo é fundamental.

Quando comemos pimenta, duas substâncias presentes nela, a piperina (nas pimentas pretas) e a capsaicina (pimentas vermelhas), estimulam alguns receptores nervosos presentes em nossa boca. É a partir daí que começam as sensações de ardor.

Se combinadas com as substâncias corretas, com contrastes harmoniosos, o ardor pode ser amenizado e criar uma boa experiência sensorial. No caso de combinações erradas, essas sensações podem não ser tão boas assim!

Vinho e pimenta: sabores que harmonizam

Ao contrário do que possa parecer, não é uma tarefa tão difícil harmonizar vinho e pimenta. À primeira vista, a picância dos pratos apimentados assusta e cria o medo de que possa anular qualquer tipo de bebida — mas não é bem assim.

Como hoje beber vinho deixou de ser algo ocasional e a cada dia cresce o número de apreciadores e interessados em conhecer mais sobre a bebida, é mais fácil pesquisar bons rótulos e locais de compra

Assim, antes de mais nada, é bom esclarecer que para pratos apimentados e boas combinações de sabores é bom apostar nos vinhos doces, frutados e com notas ácidas. Isto porque a doçura da bebida vai amenizar um pouco a picância e a acidez traz a refrescância tão desejada depois de comermos um prato apimentado.

Para facilitar ainda mais para você, preparamos algumas dicas de combinações entre pratos das culinárias que mais usam pimenta ao redor do mundo e vinhos que podem acompanhá-los de forma bastante harmoniosa.

Pratos indianos e tailandeses

A mistura de pimentas, sabores e aromas presentes nos pratos destas duas culinárias pede vinhos Riesling (com preferência aos alemães) e com residual de açúcar. Um merlot brasileiro também harmoniza bem com os temperos orientais.

Pratos mexicanos

culinária mexicana definitivamente é uma das nossas favoritas! Para combinar com a pimenta destes pratos, a recomendação dos enólogos é apostar nos vinhos tintos de uva Syrah, encorpados e fortes.

Pratos brasileiros

Não precisamos ir muito longe! Alguns pratos tipicamente brasileiros também capricham na pimenta. A culinária baiana, por exemplo, leva diversos tipos e também harmoniza bem com vinhos. Neste caso, o recomendado é um bom vinho argentino da uva torrontés ou um vinho zinfandel branco (quase rosé) que são adocicados e vão casar perfeitamente.

Pratos coreanos e japoneses

Pratos deliciosos — e apimentados — como o bulgogi vão muito bem com vinho! A culinária de países como as Coreis e o Japão, que também levam pimentas e especiarias, cai muito bem com sabores de vinho como o pinot noir do Chile.

Se você quiser experimentar as suas próprias combinações, mais algumas dicas: se a preferência for de vinho tinto, pesquise alguns que possuam menos tanino (substância presente nas uvas) e que não harmonizam bem com pimenta. Já pratos que sejam apenas levemente apimentados combinam com brancos e rosés.

Combinação afrodisíaca

Se ainda resta alguma dúvida de como a combinação de vinho e pimenta pode ser perfeita, preste atenção a mais este fato. Uma pesquisa feita com 110 nutricionistas e sexólogos na Itália mostrou que a combinação desses dois elementos é uma das mais poderosas armas afrodisíacas para apimentar uma relação. Isso supera, até mesmo, a famosa junção entre champanhe e ostras, famosa na França.

Agora que você já aprendeu sobre como harmonizar vinho e pimenta e escolheu o vinho que será servido no seu próximo jantar, confira as nossas dicas de sobremesas apimentadas que, com certeza, vão fechar com chave de ouro a sua noite!

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.