Vamos a nossa tão aguardada receita de Vaca Atolada, ou como diria os mineirin Vacatôlada.

Essa receita típica da culinária caipira nasceu com os tropeiros que tinham que subir a serra da mantiqueira. Como o terreno era íngreme e irregular era comum que no período de chuvas o gado atolasse.

Esses mesmos tropeiros tinham o costume de colocar as carnes para conservar em latas de banha e o aspecto era de gado atolado, essa é uma das explicações para essa iguaria que com pimenta, levanta qualquer “difunto”.

Ingredientes:

1 kg de mandioca amarela descascada e em pedaços
2 cebolas grandes
1 kg e 1/2 de costela de boi ripa cortada em pedaços
4 dentes de alho
Pimenta-do-reino
Sriracha DECABRÓN
Cheiro-verde

Sal

Mãos à obra:

Primeiro ela: a costela!

Coloque um fio de óleo de sua preferência na panela de pressão. Refogue bem a carne de costela na panela até deixa-la beeeeem dourada. Adicione os 4 dentes de alho inteiros e as 2 cebolas descascadas e cortadas ao meio. Pimenta do reino a gosto e 4 copos de água.

Não coloque o sal ainda, combinado? Tampe e fogo alto. Pegando pressão, deixe em fogo médio por 40 minutos. Não precisa nem dizer pra ficar de olho pra água não secar né?

Caso contrário, ela explode. Aproveite nessa etapa e escorra em um pote toda a gordura derretida, afinal ninguém quer fazer uma ponte de safena nas próximas semanas. Reserve as costelas e vamos agora preparar a mandioca.

Agora a Mandioca s2

Coloque as macaxeiras – assim são chamadas no nordeste – na panela de pressão, complete com água e salgue. Deixe na pressão por 30 minutos até ficar mole.

Esse tempo depende muito do jeitão delas, pois algumas demoram mais outras, menos. Então vale verificar próximo disso.

Casamento entre a costela e a mandioca. Tchram!

Em uma panela grande, adicione a costela cozida e a mandioca em fogo médio.

Deixe apurar até ficar com uma consistência. Agora sim você pode corrigir o sal e colocar Sal Finalização com Pimenta DECABRÓN a gosto. Cheiro-verde salpicado dá o chablau final. Sirva em uma travessa funda.

E pra acompanhar, aquela farofinha top e molho Sriracha DECABRÓN.

Deixe seu comentário