Você já ouviu algo sobre o molho Sriracha, correto? Bem, se ainda não ouviu nem o degustou ainda, pode ter certeza que alguma das duas situações vai acontecer logo, logo. Isso porque esse molho de pimenta vermelha, picante e levemente adocicado de origem tailandesa tem conquistado os melhores paladares ao redor do mundo.

Aqui no Brasil, a única fábrica a produzi-lo é a da DECABRÓN. E por isso, nos consideramos especialistas no assunto e com propriedade para apresentá-lo a você. Conheça o molho mais fueda da atualidade!

O que é o molho Sriracha?

Por volta da década de 1980, o molho Sriracha começou a ganhar representatividade em alguns lugares do mundo depois que o imigrante vietnamita David Tran iniciou a produção dele em Los Angeles, nos EUA. Antes disso, era possível encontrá-los apenas na Tailândia, mais precisamente na cidade costeira Si Racha. Foi nesse local que o modo de preparo foi criado e aperfeiçoado no decorrer dos anos.

Atualmente, o molho é feito com uma pasta de pimenta jalapeños maduras, alho, açúcar e sal. A mistura desses ingredientes, porém, não garante o molho original; o segredo está em uma fermentação específica e cuidadosa! O resultado é um molho com textura de purê e picante, que pode ser servido com diferentes tipos de pratos.

Como usar o molho Sriracha?

Aqui no Brasil, a pimenta é comum nas refeições. Seja em sua forma natural ou como molho, você pode ver brasileiros em qualquer estado utilizando o condimento em diversos pratos no almoço, no jantar e até mesmo em lanches. Um dos motivos de o molho Sriracha ter boa repercussão por aqui é justamente por ele ser versátil e, assim, encaixar-se bem em refeições diferentes. Veja algumas delas abaixo, além de outros modos de aplicação:

Sopas e ensopados

Sopa de tomate, gaspacho e caldo de feijão vão ficar uma delícia com o molho Sriracha, pode apostar.

Petiscos

Por não ser muito forte, o molho pode ser servido em um pote como molho para chips, pedaços de carne e quaisquer outros petiscos que achar apropriado. Um toque especial na hora de “beliscar”!

Carnes

Seja na preparação das carnes ou mesmo depois de sua finalização, o molho as torna mais apetitosas e picantes. Na verdade, todos os tipos de carne — até mesmo os frutos do mar! — combinam perfeitamente com o Sriracha.

Ovos e queijos

Normalmente, receitas com textura mais cremosas, como queijos e ovos — mexidos, fritos e até mesmo como omelete — combinam muito bem com o saber desse molho de pimenta.

Como ingrediente para outros molhos

Muitos chefes já usam o molho como ingrediente para aperfeiçoar outros molhos e pastas, como maioneses < esse fica foda >, cream cheese e sour cream. Ficam deliciosos e com um sabor único!

Como ingrediente para drinks

Amantes de drinks sabem que vários deles levam pimenta na receita. E, por causa de suas características principais — spicy e levemente doce —, o Sriracha é ideal para drinks que querem manter um balanceamento entre sabores distintos.

Ouvi Sriracha com Bacon?

Siiiimmmmm. A orgásmica combinação nasceu nas madrugadas boemias no lendário segundo andar da premiada lanchonete paulistana Meats, com o mestre pimenteiro Chincho Cabrón e o chef Paulo Yoller, burger man e apaixonado por bacon. Seu sabor marcante e completo torna único no Brasil. Vai sem medo. Ou melhor, soca a prova. Aqui.

Agora, não deixa de curtir nossa página no Facebook para receber notícias da DECABRÓN e acompanhar nossos posts sobre o vasto mundo das pimentas e muito mais! E se você costuma tirar fotos ou dar sua opinião sobre elas nas redes sociais, convidamos você a utilizar a hashtag #decabron #chillilovers. Assim, podemos reunir uma grande quantidade de informações e curiosidades!

1 Comentário

Deixe seu comentário