Nos últimos anos, as cervejas industrializadas foram perdendo espaço para cervejas artesanais elaboradas. E diversos apreciadores transformaram um hobby em negócio ao começar a produzir a própria cerveja em casa na busca pelo sabor ideal.

Parece loucura, mas existem diversas maneiras de fazer cerveja em casa, e, neste post, você entenderá como acontece cada processo. A seguir, vamos explicar quais opções você tem para se aventurar nessa ideia deliciosa. Confira!

Três níveis: iniciante, intermediário e avançado

Existem algumas opções para produzir cerveja em casa, com processos mais ou menos complexos. Os quatro ingredientes básicos são: água, malte, lúpulo e fermento. Porém, existe a opção de personalização da cerveja adicionando outros ingredientes ou aromas. Conheça abaixo cada nível de produção.

Iniciante

Se não entende de produção de cerveja e vai se aventurar pela primeira vez, você pode recorrer aos kits de cerveja, que oferecem todos os utensílios e ingredientes nas medidas exatas para a receita.

Além disso, as instruções garantem que o passo a passo seja bem simples, e os ingredientes já vêm prontos para serem utilizados. Nesse primeiro teste, o orçamento é mais baixo.

Intermediário

Nessa fase, você começará a explorar mais tipos de extrato de malte e lúpulo, além de diferentes receitas. Você poderá utilizar softwares, como o Beersmith, para criar a sua própria cerveja, alterando aroma, nível de amargor, entre outros fatores.

Avançado

Nesse nível, você trabalhará com a matéria-prima pura: o malte em grãos. Além disso, você recorrerá a balanças e testará novas medidas para as suas receitas, adicionando também diferentes ingredientes, como mel, casca de laranja, café, cravo, canela e até opções mais ousadas como molhos de pimenta.

O processo avançado é o que garante receitas inéditas para quem busca um sabor único na produção. Nesse nível, o investimento para ingredientes e utensílios é bem maior, porém, a recompensa é uma cerveja artesanal única.

Etapas da produção de cerveja em casa

Depois de conhecer os três níveis, confira abaixo um passo a passo resumido dos processos básicos para a fabricação da cerveja. Se você usar um kit ou extrato do malte, provavelmente pulará alguns procedimentos.

1. Limpeza dos grãos e formação do mosto

O primeiro passo é moer os grãos, cuidando para deixar a moagem grossa. Você vai usar um saco de voal para “limpar” os grãos em água quente (65 ºC a 70 ºC). Depois de aquecer os grãos durante uma hora nessa água, você terá como resultado o mosto – a água com propriedades do malte.

2. Fervura

Após a retirada do saco de grãos, o mosto deverá ser fervido por uma hora. Quando a fervura estiver forte, você vai adicionar o lúpulo, que será o responsável pelo amargor e o aroma da cerveja. Aqui também podem ser acrescentadas especiarias.

3. Sanitização

Essa etapa garantirá que a sua cerveja não será contaminada por bactérias e fungos. Use soluções de iodo 1% para limpar os seus utensílios.

4. Fermentação

Aqui, acontecerá a mágica. O fungo fermentará a sua mistura para transformá-la em cerveja. Você deverá colocar o líquido resultante no balde de fermentação, adicionar o fermento, lacrar o recipiente com um airlock e manter a temperatura entre 17 ºC e 21 ºC por dez dias. Depois disso, deverá manter a mistura a -0,3 ºC por cinco dias.

5. Maturação e engarrafamento

Após duas semanas de fermentação, será a hora de engarrafar. Você transferirá a cerveja do balde para a garrafa pela mangueira para evitar a oxidação.

Mas, antes, será necessário fazer a carbonatação, ou seja, a adição de gás carbônico. Para isso, para cada litro de cerveja, você vai ferver de 4g a 7g de açúcar em uma quantidade equivalente de água mineral. Quando essa mistura esfriar, transfira-a para o mesmo balde da cerveja.

Depois, é só engarrafar e lacrar bem as garrafas, deixando a cerveja maturar em temperatura ambiente. O momento da degustação deverá acontecer após duas ou três semanas do engarrafamento.

De forma sintética, esses são os processos que englobam a fabricação da cerveja em casa. Desafiamos você a se aventurar no mundo incrível da home beersurpreender os seus amigos!

Se você já teve alguma experiência com cerveja em casa, compartilhe sua experiência conosco deixando um comentário!

LEIA MAIS

Exagerou na dose? Faça um delicioso suco detox com pimenta

5 receitas para você se acabar no sriracha

7 mais perfeitos charutos que você precisa experimentar

Deixe seu comentário