Pra você que vinha emendando uma festa atrás da outra desde o Natal, que curtiu adoidado este carnaval no Brasilzão, nós temos uma notícia: 2020 começou real & oficial.

Agora não tem mais desculpa pra não focar nos seus objetivos e metas definidos no Ano Novo – se é que você definiu – e é hora de aproveitar para colocar em andamento algum projeto, focar no trabalho e por que não incluir alguns novos hábitos saudáveis na rotina?

Longe daquelas dicas de sempre, queremos sugerir 5 novos hábitos pra você acrescentar no seu dia a dia ou na semana para seu desenvolvimento pessoal e que ainda podem contribuir com o mundo.

Are you ready?

Desenvolver o seu cérebro

Até há pouco tempo, os neurocientistas acreditavam que, uma vez completado seu desenvolvimento, o cérebro era incapaz de mudar. Porém, novas experiências e evidências mostram que, conforme temos novos aprendizados e hábitos, o órgão cria diferentes sinapses e conexões, o que foi chamado de neuroplasticidade.

Isso significa que: mesmo se você tiver idade avançada, ainda pode descobrir e viver um mundo novo, como um bebê.

Então, que tal incluir na sua rotina deste ano um aprendizado diferente, que acrescente na sua vida e carreira? Você pode estudar uma nova língua, fazer um curso técnico ou até mesmo uma faculdade que sempre teve vontade de fazer, mas que acabou deixando pra lá.

Hoje em dia temos muitas opções, como as formações à distância, tutoriais de tudo quantécoisa no Youtube e até mesmo cursos gratuitos oferecidos por plataformas digitais.

Você pode até mesmo desafiar alguma crença que sempre validou, como, fazer um curso de exatas se essa sempre foi uma área desafiadora pra você. Nunca levou jeito pra desenhar? Que tal comprar um caderno e lápis e tornar isso divertido, sem cobrança?

Nosso mente-insana Leo Spigariol decidiu acrescentar novas palavras ao seu vocabulário e dar uso ao dicionário que tinha em casa e criou o @leorélio – Leo lendo Aurélio, um insta para dividir isso com quem se interessa.

Outro hábito enriquecedor é ouvir podcasts enquanto dirige ou limpa a casa. Você adquire um monte de informação em pouco tempo, de maneira bem simples.

Filantropia

Por um lado, ver todas as tragédias naturais que têm acometido o mundo e todas as desgraças expostas nos jornais, TV e sites de notícias, acaba despertando o nosso lado empático e solidário.

Vivemos tempos focados somente na nossa vida, com muita demanda de trabalho, boletos pra pagar e nossos próprios problemas, mas de vez em quando algo chama a atenção e acende uma luz mostrando que o próximo existe e pode precisar de nós.

Muitas vezes pensamos que a única contribuição que podemos dar ao próximo é o dinheiro e, quando não temos sobrando, não podemos fazer nada por ele. Mas na verdade existem mil formas de fazer a diferença na vida de alguém.

Você pode doar seu tempo fazendo algum trabalho voluntário, ou pense em algo que saiba fazer e que possa fazer a diferença em alguma comunidade ou instituição. Se mesmo assim não conseguir pensar em nada, vá doar um abraço, uma conversa.

Você tem olhado nos olhos das pessoas que conversa? Ao longo do nosso dia podemos exercitar a presença e estar realmente no aqui e agora, entregues à experiência que proporcionamos ao outro e vice-versa.

E isso leva ao nosso 3º novo hábito a ser incluído na rotina

Cuide de você

Não é a toa que vivemos a maior Era de depressão, ansiedade e transtornos psiquiátricos da humanidade. São milhares de informações recebidas de todos os lados pelas redes sociais e internet, pessoas vivendo vidas perfeitas, tendo coisas que gostaríamos de ter, quando só pagar água, luz e aluguel já tá difícil.

Na ânsia de ter um futuro melhor, de proporcionar uma boa vida para a família, acabamos esquecendo de viver no presente. Não tratamos nosso corpo como deveria, nos alimentamos mal e pouco analisamos nossas atitudes e pensamentos. Quando o copo transborda, costuma ser tarde demais.

Por isso, inclua no seu 2020 hábitos como a respiração consciente, que é colocar o foco, por alguns minutos na sua respiração completa, com ciclos mais longos, diferente do que fazemos ao longo do dia atarefado.

Também dedique pelo menos uma hora – no mínimo – da sua semana para estar totalmente focado em você. Seja praticando um exercício, dançando, lendo um bom livro, dando uma caminhada pela praia ou um parque. Quanto mais praticar, mais vai conseguir fazer deste um momento de você com você mesmo, sem lembrar dos problemas e o mundo lá fora.

Entra na lista também um outro cuidado psicológico mais direto: fazer terapia. Temos muitos traumas, mágoas, condicionamentos e habilidades a serem aprendidas pra viver em paz em meio ao mundo caótico e as responsabilidades. Não há mal nenhum em pedir ajuda nesse processo.

 Aprenda a falar não

Seguindo nessa linha, já notou como a gente reclama dos outros, mais as pessoas que mais se aproveitam da gente somos nós mesmos?

Os autoabusos que cometemos no nosso dia a dia fazendo coisas que não queremos e muitas vezes nem sabemos por quê são enormes! Se você costuma dizer frequentemente “eu faço tudo pelos outros”, “fulano é minha prioridade”, “ninguém reconhece meus esforços”, é um sinal de que você está nesse caminho.

Por isso, comece a refletir mais sobre o que realmente quer e o motivo de querer alguma coisa. Logo você notará o que é genuíno que o que é pra agradar ou obter aprovação e reconhecimento.

Daí, comece a dizer não. Se você não quer fazer algo que te pediram, se você não concorda com algo dito no almoço de família ou grupo de amigos, se te oferecem um molho ruim…diga não!

Não tem nada de errado em se respeitar e se colocar em prioridade.

Desembale menos e descasque mais

Quando for ao mercado, busque por mais alimentos naturais, ao invés das falsas comidas práticas e industrializadas.

Isso vai fazer a diferença não só na sua saúde, mas no meio ambiente. Se você separa o lixo orgânico do reciclável na sua casa, com certeza já reparou no volume de embalagens que produzimos e lançamos na natureza. Imagina como está seu organismo?

Na correria do dia a dia, dê preferência para frutas, saladas e grãos. Além de mais econômico no orçamento, você ainda pode deixar tudo picado e no jeito para consumir na semana sem preguiça. Assim é só destampar e comer, ao invés de desembalar algo lotado de sódio ou açúcar.

De quebra, você ainda ganha mais disposição pra executar suas tarefas e um cérebro mais ágil.

E aí, me responde: quem você quer ser em 2020? Agora que sabe como, falta pouco para incluir esses novos hábitos saudáveis em sua rotina. Comece já!

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