Nos últimos anos temos notado que o numero de veganos, vegetarianos e pessoas que diminuíram o consumo de carne aumentam cada vez mais. Segundo pesquisas, o crescimento chega a 300% em alguns lugares do mundo nos últimos 5 anos, no Brasil, o IBGE apontou em 2018 que cerca de 14% da população, que corresponde a 29 milhões de pessoas, se declararam vegetarianas.

Os institutos atribuem esse movimento principalmente aos millennials, a geração que nasceu com a internet e está mais interessada em saber de onde vem a comida e quais são os impactos sobre os animais e o meio ambiente. E, claro, muitos famosos, independente da idade, têm encabeçado a causa em suas redes sociais, campanhas e na mídia em geral, o que influencia ainda mais a decisão da transição alimentar, uma vez que eles atingem milhões de pessoas com sua mensagem.

Pensando em conscientizar a população quanto ao consumo exagerado das proteínas animais, surgiu em 2003 o movimento global “Segunda Sem Carne”, que está presente em 40 países e no Brasil faz parcerias junto ao poder público para servir merendas sem carne às segundas, além de sugerir a todos que também implementem esta ideia em casa.

É muito possível que se você chegou aqui é porque não curte se alimentar dos animais seja de modo restrito ou diminuindo o consumo de carne, mas, como temos grandes fãs de churrasco consumindo nossos produtos (que são em sua maioria veganos), gostaríamos de dar uma notícia: você não vai morrer se ficar um dia da sua semana sem carne. Então, se joga nas ideias que colocamos no fim dessa matéria para começar a participar do #SegundaSemCarne.

E, para provar que é possível mudar os hábitos, vamos mostrar pra vocês personalidades conhecidas mundialmente que tem cara de carnívoros, mas que vivem e levantam a bandeira do veganismo/vegetarianismo:

  1. Arnold Schwarzenegger, Jackie Chan, Lewis Hamilton e Novak Djokovic

O que esses grandes nomes do cinema e esportes têm em comum? Eles se uniram ao produtor vegano premiadíssimo James Cameron (Avatar, Titanic, O Exterminador do Futuro) para produzir o documentário Dieta de Gladiadores (The Game Changers), onde são apresentados alguns dos atletas mais fortes, resistentes e premiados do planeta que já são adeptos à alimentação vegetariana ou vegana.

Os atores Arnold Schwarzenegger e Jackie Chan, junto ao piloto de Fórmula 1 Lewis Hamilton e o tenista Novak Djokovic, adeptos da alimentação sem carne, mostram no documentário outros nomes do esporte, como o ultramaratonista Scott Jurek, o atleta e treinador das Forças Especiais James Wilkes, que ancora o filme junto a um time de especialistas, além do jogador de futebol americano Tom Brady, as tenistas Venus e Serena Williams,  Kendrick Farris, que é levantador, e o ciclista Dotsie Bausch, que ganhou medalha de prata nas Olimpíadas de 2012 após aderir a uma dieta vegana.

O objetivo de The Game Changers, que já está disponível na Netflix, é desmitificar a idéia de que as proteínas animais são indispensáveis aos humanos, mesmo que eles sejam os atletas de maior performance do mundo. Inclusive, todos mostraram que seus melhores resultados e recordes foram obtidos a partir da alimentação vegetal, apesar de estarem em idades avançadas para tais índices.

  1. Joaquin Phoenix

O cara mais falado do momento no mundo cinematográfico após a sua atuação no filme Coringa é vegano desde os 3 anos de idade! E isso não se restringe apenas à alimentação, mas também ao ativismo. Parceiro da ONG norteamericana PETA , o ator aproveitou a repercussão do filme e, um dia antes do lançamento, apareceu em um outdoor da ONG em plena Times Square, em Nova York, para divulgar a causa. O cartaz, que fica em cima de uma unidade do MC Donald’s, estampa o rosto do ator dividindo os olhos com uma galinha escrito: somos todos animais. “Quando olhamos para o mundo pelos olhos de outro animal, vemos que por dentro nós somos o mesmo – e que todos desejamos viver livre de sofrimento”,  disse Joaquin em entrevista.

  1. Boa parte do elenco de Vingadores

No mundo dos super-herois as dietas à base de vegetais também estão em alta, já que dez dos atores da saga Vingadores, entre outros da Marvel já se declararam veganos ou vegetarianos.

 Ativistas da causa vegana e defensores do planeta, os atores Benedict Cumberbatch, de Doutor Estranho e Mark Ruffalo, que interpreta O Incrível Hulk, sempre usam de sua influência para conscientizar os fãs.  Ruffalo, inclusive, é um grande incentivador da Segunda Sem Carne.

Segundo alguns sites, a intérprete da Viúva Negra,  Scarlett Johansson aderiu à dieta de vegetais crus para caber nos macacões usados pela heroína.

Um dos mais fortes na saga, o ator Chris Hemsworth, o Thor, aderiu ao estilo de vida junto do seu irmão, o também ator Liam Hemsworth. As rotinas de treino exaustivas para os filmes foram acompanhadas de uma dieta restrita à base de vegetais e grãos, exceto por algumas escapadas em que comia chocolate, que por ter leite em sua composição, figuraria no vegetarianismo. No entanto, algumas matérias contam que ele ainda come um pouco de frango na dieta, devido a sua facilidade em perder peso, o que dificulta a manutenção dos músculos.

Além destes, os atores Peter Dinklage, que interpreta Eitri no filme da Marvel, Chadwick Boseman, de Pantera Negra, Winston Duke e Danai Gurira que atuam respectivamente como M’Baku e Okoye em Os Vingadores: Guerra Infinita, também se declararam veganos ou vegetarianos em algumas entrevistas.

No núcleo de Guardiões da Galáxia, Dave Bautista, que interpreta o adorado Drax e a atriz Zoe Saldana, que faz o papel de Gamora também são adeptos do fim da crueldade animal.

  1. Beyoncé e Jay-Z

Um dos casais mais presenças da música, Beyonce e Jay-Z passaram a repensar sua alimentação após terem seus filhos e aderiram à dieta vegana. “Todos temos a responsabilidade de cuidar da nossa saúde e da saúde do planeta. Vamos fazer isto juntos. Vamos espalhar a verdade. Vamos fazer desta missão um movimento”, escreve o casal no prefácio do livro “The Greenprint: Plant-Based Diet, Best Body, Better World”, do treinador do casal, Marco Borges.

Marco criou uma dieta à base de vegetais de 22 dias, que promete reprogramar a relação com a comida, melhorar a saúde e perder peso, e de quebra ajudando a melhorar o mundo e o meio-ambiente, que foi divulgada pela cantora norte-americana durante seus preparativos para o festival Coachella, no ano passado.

E aí, ficou inspirado com essa galera?

Se você ainda quer manter uma dieta carnívora, sugerimos que comece a participar da Segunda Sem Carne, assim você dá um descanso para seu organismo e também pro meio ambiente. Que você gosta dos produtos DECABRÓN nós já sabemos, então que tal incorporá-los aos vegetais e grãos do dia a dia?

Você pode preparar uma deliciosa carne de jaca com o dry rub de frango, que eu duvido alguém notar que não é carne de animal. Um pouco mais prático, você pode fazer também uma salada de grão de bico com mostardinha caipira ou legumes grelhados com barbecue smoked rapadura. Se quiser inovar no churrasco, aqui tem dicas também.

Acompanhe a DECABRÓN no InstagramFacebook ou compre online e receba em casa. 

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.