Decoração costuma ser uma coisa que todo mundo gosta, mas nem todos podem gastar boa parte da sua renda com isso. É imensamente agradável ver móveis e itens bonitos pela casa e é assim que se forma a sensação de um lar, mas, por se tratar de um gasto “supérfluo” perto das contas do dia a dia, muita gente deixa a decoração pra depois.

Maaaas, a internet trouxe um presente nos últimos anos, que é a divulgação dos “Diy’s”, sigla em inglês de Do it Yourself (faça você mesmo), com zilhões de ideias em conta e reaproveitamento de materiais para decoração em casa.

Se você quer dar um upgrade na sua casa, temos 5 dicas de diy’s criativos que você pode fazer agora mesmo:

  1. Nichos feitos de palito

Os nichos para colocar livros, vasos de plantas, toalhas ou itens da cozinha estão super em alta, mas costumam ser salgadinhos apesar de, em sua maioria, serem pequenos. Então, com pouco dinheiro, você pode comprar palitos de sorvete, tinta em spray, cola quente ou branca e preparar o seu próprio nicho.

Defina o formato, tamanho e espessura e vá colando os palitos até ficar do jeito que você quer. Depois é só pintar ou envernizar e colocar na parede.

2. Parede de tijolinhos de isopor

Esta ideia é um pouco mais trabalhosa e pode levar algumas semanas, mas com certeza vale a pena. Primeiro, porque é lindo, segundo porque fica barato e terceiro porque é reversível, então se você mora em casa alugada, pode tirar quando for se mudar.

Materiais necessários:

  • Folhas de isopor 10 mm
  • Régua
  • Estilete
  • Lápis ou caneta
  • Cola de isopor
  • Ferro de solda
  • Base para corte

Como fazer:

Passo 1: medir o isopor e cortar – você escolhe o tamanho que deseja fazer, a sugestão é de 20 cm x 8 cm. Faça uma marca no isopor com o lápis ou caneta e depois corte com o estilete. Veja se a lâmina esta bem nova, para que fique um corte bem preciso.

 Passo 2: moldar com o ferro de solda.  Basta ligar na tomada e deixar esquentar, depois, com aquela parte bem fininha, faça uns desgastes no meio, nas laterais de cada tijolinho, para ficar com aspecto bem natural. Para fazer um arredondamento em todas as bordas, use a parte mais gordinha da ferramenta, próximo ao parafuso. Basta encostar bem de leve e que ele já vai tomando forma.

Passo 3: limpe bem a parede e vá colocando alguns pingos de cola em cada tijolinho e vá colando – segure um tempo para a cola pegar bem. Comece com uma carreira de tijolos inteiros, na segunda fileira, comece com 1/2 tijolo, assim vai ficar com aquele aspecto desencontrado.

Você pode iniciar de cima ou de baixo e, entre cada tijolo, dê espaçamento de um dedo. Quando tiver espaços que não cabem direito deixe para o final, aí você recorta o tijolo do tamanho que precisa e preenche a lacuna.

Depois de todos colados, volte com o ferro quente e faça mais algumas ranhuras pra ficar bem parecido com o natural.

Passo 4: agora parta para a pintura, a etapa mais demorada.  A sugestão é que a pintura seja realizada com um pincel para conseguir que a tinta entre bem nas ranhuras. Faça quantas demãos forem necessárias.

A cor pode ser branca simples ou você pode misturar com corante verde e marrom para dar uma cor. E pronto, sua parede simples ganha uma cara totalmente nova e estilosa.

Foto: ehdecor

 

3. Mesa lateral com lixeira

Super acessível e fácil, esta ideia pode transformar uma simples lixeira em uma mesa de canto pra sua casa. E a decoração pode ir além, com um vasinho na parte interna da mesa.

Materiais

  • Lixeira de metal da altura que você quiser a mesa
  • Pedaço redondo de madeira ou a parte de cima de um banco de madeira
  • Vaso da sua preferência
  • Barbante
  • 3 dobradiças pequenas
  • Gancho
  • Furadeira

Modo de fazer:

  • Primeiramente, utilize a parte superior do cesto de lixo como molde e risque o circulo na madeira;
  • Em segundo lugar, parafuse as 3 dobradiças em 3 pontos no círculo que foi riscado na madeira;
  • Logo após, faça um furo no meio do tampo para enroscar o gancho;
  • Em seguida, faça um suporte de macramê para colocar o vaso com a planta na parte de dentro da mesa;
  • Por fim, basta colocar o tampo e sua mesa lateral estará pronta!

 

Foto: maniadedecoracao

 

 

4. Porta talher com lata

Esse fica bem fofo, principalmente se você tem pouco espaço em casa. Você vai precisar separar algumas latas, pode ser de molho de tomate ou maiores, de leite em pó. Limpe-as e tire os rótulos. Com um spray fosco, você pode pintar de uma cor dentro e outra fora, por exemplo, preto e branco.

Com uma furadeira e broca fina, faça um furo em cima das latas, um pouco abaixo da borda. Depois, separe um pedaço de madeira em que caiba três latas de cada lado, e as parafuse na frente e no verso.

Depois, faça uma alça com um pedaço de cinto velho e parafuse na parte de cima da madeira. E pronto!

Foto: UOL

 

5. Painel boho com franjas

 

Para fazer esta decoração você vai precisar de barbante em três cores diferentes,  cavilha, tesoura, corda e fita métrica.

Marque 10 cm das pontas da cavilha para dentro. Coloque um barbante na marcação e vá preenchendo com outros da mesma cor e mude para outra na largura que optar.

Para finalizar, prenda uma corda para poder pendurar o painel e corte em diferentes alturas os barbantes de cores diferentes para dar um style.

Foto: Reprodução westwing

Não dá mais pra reclamar que as coisas estão feias em casa, né cabróns? Bora por a mão na massa!

 

Acompanhe a DECABRÓN no InstagramFacebook ou compre online e receba em casa. 

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.