Quando alguém diz que é vegano, a primeira pergunta que fazem é: mas se não come carne, come o que? Convidar um deles pro churrasco então, certeza de esperar que só comam o vinagrete com pãozinho francês.

Ledo engano, meus amigos. Os veganos e vegetarianos podem ter um churrasco dos bons e ainda correm o risco de que os carnívoros acabem atacando seu almoço colorido e cheiroso. Se você está iniciando nesse mundo sem carne trazemos algumas dicas para não passar aperto no rolê de domingo.

Na escolha do que comprar, leve em consideração seu gosto, mas abuse das cores e texturas, algumas idéias são pimentões amarelos e vermelhos, berinjelas, tomates, cebola, cenoura, aspargos, abobrinha, acelga, repolho e cogumelos shiitake e paris.

De antemão, adiantamos que você pode preparar seu churras vegano em grelha, espeto e até em grill elétrico, mas a grelha costuma ser a maneira mais prática. A dica é sempre colocar primeiro os alimentos mais firmes, que demoram mais para atingir o ponto. No caso de alimentos com maior tempo de cocção como a batata, basta embrulhar com papel alumínio ou folha de bananeira e deixar bem próximo ao fogo. Em algumas lojas especializadas você também encontra aquela frigideira furadinha, que serve pra tostar os legumes quando usado na brasa. Fica sensacional.

O segredo do sabor é lambuzar os legumes com azeite temperado com ervas antes de grelhar. Nosso molho Porco Moiado é à base de vinagre e levemente picante e também fica bem gostoso no tempero, principalmente de folhas. É vegano, pode por sem dó. Depois você só acerta a quantidade de sal e chuta pro gol.

Para a sobremesa, invista em frutas como abacaxi e maçã com canela ou mel (o mel só se você for vegetariano). Se quiser fazer a maçã sem casca, embrulhe em papel alumínio. Outras opções são a banana, que vai na grelha com casca e tudo, a polêmica melância da Bela Gil, que pode ser assada com umas pitadas de sal e até mesmo pêssego. Para prepará-lo, você deve cortar ao meio, retirar o caroço e passar um pouco de azeite ou óleo de coco, deixando na grelha até que fique bem assado. O pêssego, o abacaxi e a banana ficam deliciosos se servidos com sorbet de frutas.

Colocar os legumes ou as frutas em palitinhos de churrasco torna tudo mais prático. Fica bem gostoso adicionar o tofu a essa equação, porém ele deve ser deixado por pelo menos meia hora em uma marinada com molho de soja, azeite e ervas, como sálvia, louro, alecrim e orégano antes de ir pra grelha. Uma colher de chá de vinagre de maçã ou açúcar mascavo acrescenta crocância à receita. Depois, o tofu cortado em fatias pode ser mesclado com tomate cereja, pimentão, abacaxi, cebola ou os ingredientes de sua preferência e levados por poucos minutos à grelha.

E aí, preparado(a) pra inovar? Conta pra gente se gostou das dicas e claro, chama pro churras! Você pode encontrar nossos produtos veganos aqui. 

Acompanhe a DECABRÓN no Instagram, Facebook ou compre online e receba em casa. 

 

1 Comentário

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.