Depois de séculos sendo educados para encontrar a tampa da panela e viver feliz para sempre como nos contos de fadas, o ser humano finalmente descobriu que é uma laranja inteira. A cultura do relacionamento por obrigação vai ficando pra trás e começamos uma nova Era do cultivo ao amor próprio: a solitude.

“A linguagem criou a palavra solidão para expressar a dor de estar sozinho. E criou a palavra solitude para expressar a glória de estar sozinho”.

Paul Tillich, no livro O Eterno Agora.

Falou tudo, né?

Comemoramos no dia 15 de agosto o Dia do Solteiro, e não, não é hora de se vingar daqueles casais que encheram seu feed no Dia dos Namorados falando sobre ser corno, poder pegar todo mundo ou coisas do tipo. Que tal celebrar de uma maneira diferente?

Se você ainda não pratica momentos de solitude e passa muito tempo se dedicando aos outros, trabalho e família e esquece de si mesmo, temos dicas pra você!

Confira 5 coisas que são deliciosas pra se fazer sozinho. Contemple seu corpo, mente, espírito e estômago:

  1. Cuide do seu templo

A gente costuma fazer muita coisa de maneira automática, como, por exemplo, tomar banho e trocar de roupa. Mas que tal fazer um momento selfie care com mais presença?

Coloque o celular no modo avião, ponha uma playlist que seja agradável pra este momento e dedique-se ao seu templo. Tome um bom banho, faça hidratação nos cabelos e passe um creme por todo o corpo. Sem pressa.

Depois, escolha uma roupa que faça você se sentir bem e bonitx.

Se olhe no espelho e se admire, assim como normalmente fazemos nas redes sociais e esperamos curtidas e elogios dos outros. Toque o seu corpo, observe ele e, por que não, divirta-se sozinho (a).

A gente sempre fica esperando algo de fora que deveria vir de dentro, né?

Depois, você pode ler um bom livro, tomar um chá ou comer algo que nutra o corpo e que não pese depois. O que nos leva à dica #2:

  1. Cozinhe algo pra você

A gente tem o hábito de cozinhar algo bem caprichado quando tem alguém pra comer junto. Mas por que não fazer isso por você mesmo? Nossa relação com a comida deve nutrir os sentidos, por isso, misture cores, sabores, cheiros e texturas.

Quanto mais um prato for atrativo, mais você vai querer comer e dribla aquela preguiça de cozinhar e comer bem porque é pra uma pessoa só. Aqui no Blog, tem dica de documentários que vão revolucionar a sua forma de se relacionar com a comida, confira.

Temos uma sugestão de receita single:

OMELETE DE FORNO COM BRÓCOLIS

Retirado de ReceitaspraUm

INGREDIENTES

2 ovos

1 e ½ xícara de brócolis pré cozido e picadinho

1 tomate picado em cubos

1 cebola picadinha

2 colheres de sopa de azeitonas picada

150 gramas de queijo picado em cubos

Sal, pimenta, cheiro verde e orégano a gosto

2 colheres de sopa de creme de ricota (opcional)

20 g de parmesão ralado (só para salpicar)

MODO DE PREPARO

  1. Numa tigela, bata os ovos até que a clara e a gema fiquem homogêneas, acrescente os outros ingredientes exceto o creme de ricota e misture bem. Tempere a gosto com sal e pimenta do reino.
  2. Num refratário untado com manteiga, coloque metade da mistura, adicione as duas colheres de creme de ricota e cubra com o restante da mistura de ovos. Salpique com o parmesão.
  3. Leve ao forno pré-aquecido em temperatura de 180 graus por 30 minutos ou até dourar a superfície.

3. Assista um bom filme

Filme é outro hábito que costumamos fazer somente quando temos companhia. Mas nada como assistir sem ninguém pra interromper e no seu tempo. E nada daqueles títulos que mostram que é preciso ter um príncipe pra Cinderela ou historinhas de casamento.

Nossas sugestões:

Pegando Fogo

Adam Jones ( Bradley Cooper) é um chef fora do mercado, que vive em Londres abrindo ostras em um pequeno restaurante local. Jones causou muita dor aos ex-parceiros do restaurante no qual trabalhava em Paris – com duas estrelas Michelin. Tentando se recuperar de vários vícios, ele vai a Londres procurar seu mâitre, Tony (Brühl), para tentar convencê-lo a retomar a antiga parceria. No caminho, Jones vai encontrando antigos desafetos, talentos promissores e velhos amigos e inimigos, na busca por sua terceira estrela Michelin.

Capitão Fantástico

Ser uma pessoa melhor também implica em repensar a forma como você encara o conhecimento, a educação, a vida e a morte. Em “Capitão Fantástico”, conhecemos a história de uma família que escolheu viver numa casa isolada junto à natureza, e trocou escolas e a vida social pelo ensino doméstico e uma vida quase selvagem, porém extremamente culta.

O Menino Que Descobriu O Vento

Sempre esforçando-se para adquirir conhecimentos cada vez mais diversificados, um jovem de Malawi se cansa de assistir todos os colegas de seu vilarejo passando por dificuldades e começa a desenvolver uma inovadora turbina de vento.

Um Senhor Estagiário

Jules Ostin (Anne Hathaway) é a criadora de um bem-sucedido site de venda de roupas que, apesar de ter apenas 18 meses, já tem mais de duas centenas de funcionários. Ela leva uma vida bastante atarefada, devido às exigências do cargo e ao fato de gostar de manter contato com o público. Quando sua empresa inicia um projeto de contratar idosos como estagiários, em uma tentativa de colocá-los de volta à ativa, cabe a ela trabalhar com o viúvo Ben Whittaker (Robert De Niro). Aos 70 anos, Ben leva uma vida monótona e vê o estágio como uma oportunidade de se reinventar. Por mais que enfrente o inevitável choque de gerações, logo ele conquista os colegas de trabalho e se aproxima cada vez mais de Jules, que passa a vê-lo como um amigo. É uma linda história de amizade e o desenvolvimento da personagem principal é indescritível.

  1. Ouça mantas e músicas que elevam a vibração

Já falamos por aqui sobre a importância da meditação e respiração consciente. E que tal aliar essas práticas à músicas que elevam a sua vibração e trazem paz de espírito?

Você pode ouvir enquanto arruma a casa, cozinha, medita, lê, trabalha…em qualquer momento.

Você sabia que a frequencia Hertz da música que ouve influencia o seu corpo? E elas podem ir de felicidade, amor, paz até melancolia e ansiedade, por isso é muito importante estar atento ao que ouve no dia a dia.

Os mantras costumam ser um bom caminho para altas frequências, pois trazem repetição de palavras de conexão entre o divino, a mente e o corpo.

Selecionamos alguns disponíveis no YouTube pra você começar:

Mantra para prosperidade e remover obstáculos

Para restaurar a energia vital

Para acalmar a mente

Mantra para trazer felicidade

Conta pra gente depois como foi exercer a solitude!

Acompanhe a DECABRÓN no InstagramFacebook ou compre online e receba em casa. 

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.