Fazer um bom churrasco é uma arte que vai muito além de jogar um sal grosso na carne, espetar e meter fogo. Além das inúmeras técnicas que temos hoje como o american barbecue, parrilla, fogo de chão, varal e das formas de temperar a bonita, ainda precisamos ficar atentos aos acessórios imprescindíveis pra esse momento.

Mas não adianta botar a cerveja pra gelar, o fogo na brasa e ir pegar a faca de legumes da gaveta da cozinha né? Um bom mestre churrasqueiro tem suas próprias armas! É nessa hora que bons utensílios vão determinar se você é um amador ou um profissional na arte de churrasquear.

Mas se você ainda não tá ligado no kit completo pra surpreender a família e os amigos, saca só essa lista básica de acessórios para churrasco que todo mestre churrasqueiro precisa ter:

#1 Avental e luvas

Esses utensílios não vão interferir no resultado da sua carne, mas com certeza são mais higiênicos do início ao fim e evitam xingamentos de quem vai lavar sua roupa.

Luva nitrílica pra um churras mais higiênico. (Divulgação Descarpack)

Se você assiste à vídeos de profissionais de churrasco, pode ver que sempre estão com luvas pretas, que chamam luvas nitrílicas. Além de serem bonitas e passarem uma imagem profissa, elas são confeccionadas em borracha três vezes mais resistentes que o látex e são ideais para aplicações que exijam os mais altos níveis de limpeza e proteção dos produtos. Elas podem ser lavadas e reutilizadas e são ótimas para manipular alimentos secos e molhados, mas atenção: ela não foi feita para manuseio em altas temperaturas, então tome cuidado ao menor sinal de queimadura e troque o par imediatamente. Sem mãos não têm churrasco!

#2 Tábua certa pra cada finalidade

Jamais use tábuas de vidro, pois elas fazem com que a faca perca o corte. Prefira as de madeira ou plástico, mas não utilize a mesma para lidar com as carnes cruas e com as assadas. Se for cortar legumes, tenha ainda outra tábua, para evitar a contaminação cruzada.

Na hora de servir use a de madeira, pois além de favorecer o corte, elas deixam a carne mais apresentável. É um trabalho só: fatiar e servir.

Quanto ao tamanho, muita gente opta pela média pela sua funcionalidade, mas para servir carne, é necessário que seja um pouco maior para comportar os pedaços sem que caiam no chão.

#3 Facas adequadas

Existe uma faca certa para cada situação:

Para carnes maiores – evita que você serre a peça, o que compromete as fibras e a estética.

Para desossar – é o ideal para separar a carne do osso e tirar a gordura.

Para cortes menores – uma maior precisão e firmeza nos assados.

Trinchante fio liso –  para fazer cortes precisos em carnes vermelhas e aves assadas que não possuem camada externa resistente. Pode ser utilizada com roast beef, peru, pato, frango e embutidos.

Trinchante –  com fio serrilhado. Lâmina longa e levemente curvada na ponta, é ideal para trinchar carnes e aves assadas, como costela, panceta e leitão à pururuca .

Facas para carne grande, para desossar, para carne menor, trinchante fio liso e trinchante com fio serrilhado. (Divulgação Tramontina)

#4 Afiador

Com o tempo, as façam podem perder seu corte e existem diversas formas de fazer sua manutenção:

Pedra – indicado para quando a faca está “cega”, sem corte. A movimentação sempre deve começar próxima ao cabo e ir subindo em direção à ponta.

Afiador – a indicação é posicionar o fio da faca sobre o plano do afiador, mantendo um ângulo de 20º. O movimento deve ser para frente e para trás em sentido diagonal do afiador.

Chaira – a do tipo estriada alinha o fio com mais facilidade, já a lisa traz um acabamento mais suave e sem rebarbas. Para os mais profissas, pode ser utilizada primeiro a estriada, com acabamento na lisa.

#5 Pinças, garfos e pegadores

Para fazer um churrasco profissa, você precisa investir nos acessórios para churrasco. Nada de usar os garfos da cozinha pra lidar com a carne, senão você vai acabar se queimando. Além deste fator óbvio, os garfos acabam furando a carne, o que faz escorrer o suco e a deixa seca e sem suculência. Prefira os garfos específicos pra churrasco.

Tenha também pegadores para manusear a carne e outro para o carvão, para evitar contaminar o alimento e evitar acidentes.

 

Depois de comprar esses itens, partiu temperar a carne, botar pra assar e socar porva no moio!

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.