É indiscutível que nos últimos anos cada vez mais pessoas têm se interessado pela gastronomia. Se antes isso era tarefa das matriarcas da família, hoje absolutamente qualquer um, independente da idade, acaba se arriscando no papel de masterchef. Não é a toa que a cozinha se tornou o principal local de convivência das casas e se reunir pra este momento tem sido uma das poucas horas em que não estamos apegados nos smartphones – a não ser que as receitas estejam lá!

E pra isso não faltam blogs, sites, Instagrans e canais no YouTube reciclando técnicas, expandindo horizontes e  trazendo novidades culinárias.  É mais ou menos aquilo que estamos acostumados a ver na TV por décadas, como a Ana Maria Braga, Catia Fonseca e até a Palmirinha, mas com a diferença de que você pode procurar o que quer, com o ingrediente que tem na mão e com o apresentador que sente mais afinidade.

E nesta incrível bolha que é a internet, pesquisamos e fomos a fundo ao mundo da gastronomia não tradicional, e selecionamos pra vocês 5 canais no Youtube que ensinam além do que já estamos cansados de fazer, com novas técnicas, maneiras de preparo e adaptadas à praticidade que precisamos no dia a dia.

  1. Só Vide

O youtuber autodidata Bruno Mizogutti tem como missão popularizar a técnica Sous Vide, que nada mais é do que um cozimento lento com a comida embalada a vácuo. Desde fevereiro de 2017 o cara já lançou mais de centenas de vídeos com todos os tipos de receitas utilizando a técnica e leva todas para o canal – até mesmo as que não dão muito certo, como o brigadeiro, que mais pareceu um doce de leite de chocolate – #Fail.

Chorizo com 2 quilos de manteiga causou polêmica no canal. (Reprodução)

Para realizar o procedimento, Bruno explica quais equipamentos são necessários neste vídeo, mas basicamente a magia acontece com uma embaladora a vácuo e um termocirculador com Bluetooth, que cozinha os alimentos a altas temperaturas programado pelo celular. O objetivo do youtuber é que os alimentos não percam o sabor durante o preparo, por isso testa absolutamente tudo no Sous Vide.

O vídeo mais assistido foi a picanha com marmorarização forçada com manteiga de boi, que teve 254 mil acessos. E parece que o pessoal gosta mesmo das receitas que envolvem carne e gordura, porque o chorizo com 2 quilos de manteiga, o burguer de Tutano e maminha com mostarda e mel também tiveram grande audiência.   Mas o canal tem de um tudo e pra todos os gostos, como o Sous Vide de polvo,  atum com crosta de gergelim, pudim, cerveja e até ovo de páscoa. Vale dar um confere.

2. Micro Sobrevivência

Desde 2013 Filipe Soares vem facilitando a vida de muita gente em seu canal. Isso porque ele ensina todos os tipos de receitas com a utilização de um micro-ondas. Por essa você não esperava né? Ideal para

Filipe Soares ensina a sobreviver apenas com um micro-ondas. (Reprodução)

quem mora sozinho e quer praticidade ou não curte mexer com fogo, o paulistano dá dicas desde o básico, sobremesas e até o gourmet, e de vez em quando leva convidados, como Mari Moon, Oscar Filho, participantes do MasterChef e blogueiros.

No Micro Sobrevivência você pode encontrar receitas como, quesadilhas, batata frita, strogonoff de frango, pão de calabresa, cuzcuz paulista e camarão na moranga. Tem de tudo ao alcance de um clique nesse aparelho que até então você só tinha usado pra requentar o almoço e fazer brigadeiro.

  1. Maurício Rodrigues

Olá friends – é o bordão inicial dos vídeos do paulistano Maurício Rodrigues, que tem como missão ensinar receitas que utilizem a fritadeira sem óleo (AirFryer) e na panela de pressão elétrica. Em mais de uma década na área, Maurício já lançou três séries de livros culinária, mantém o canal no Youtube e os blogs Fritadeira sem Óleo, Receitas na Pressão, Máquina de Pão e Sou Gourmet. O cara é viciado em lançar conteúdo e ainda mostra no canal algumas das suas viagens pelo mundo e a culinária local.

Fritadeira sem óleo é a especialidade de Maurício. (Reprodução)

Na AirFryer Maurício ensina a fazer petit gateau de doce de leite, quibe de assadeira,  kafta, figos com brie e mel, donuts,  entre outras. Dá pra fazer bonitos pras visitas, que nem vão imaginar como você fez. Já na panela de pressão elétrica tem sopa de grão de bico, pão, omeletão que serve a família toda, almôndegas belgas e até abacaxi em calda.

 

Dica Plus: Boca a Boca

Se você quer fazer bonito meeeesmo e exibir seus pratos nas redes sociais, este canal tem que ficar salvo nos seus favoritos. Da chef Carla Pernambuco, sócia do restaurante Carlota, em São Paulo, ele traz o quadro “Séries a Bolonhesa”, com pratos e receitas em homenagem a seriados e filmes famosos, como Game of Thrones (bolo de limão da Sansa), Breaking Bad (Pollos Hermanos) e Friends (cookies da vó da Phoebe).

A caráter, a chef Carla homenageia grandes séries e filmes da TV.         (Reprodução)

Com o penteado da Dona Florinda, Carla ensinou a fazer em seu canal o famoso sanduíche de presunto do Chaves, também um curry de frango em homenagem ao Raj de Big Bang Theory, lasanha de panqueca do Garfield, muffin de manga e abacaxi de Grey’s Anatomy e até molho de domingo da família Soprano. Muito criativo!

Acompanhe a DECABRÓN no InstagramFacebook ou compre online e receba em casa. 

 

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.