Seja no hambúrguer, na salada, petisco ou com churrasco, a maionese é um item que dá aquele toque a mais e vai praticamente com tudo, tornando aquilo que já é bom, melhor ainda.

Hoje em dia um grande diferencial de hamburguerias é a preparação de maioneses especiais da casa, o que com certeza é um diferencial na hora da concorrência. Em casa, também se tornou comum a preparação de diversos tipos de maionese pra dar aquela valorizada nos petiscos e pratos.

Mas, você tem ideia de onde veio a maionese?

Umas das histórias mais interessantes sobre sua origem aconteceu em 1756, quando se iniciava a Guerra dos Sete Anos (1756 a 1763).

O rei francês Luis XVI ordenou ao terceiro Duque de Richelieu, que conquistasse aos ingleses a ilha Minorca, nas Baleares. A primeira cidade a ser conquistada pelo Duque foi a cidade de Mahon.

Para comemorar essa vitória o cozinheiro do Duque foi incumbido de preparar um “banquete”, mas com a escassez dos alimentos devido a guerra, o chef se viu sem natas para fazer o molho para acompanhar a comida.

Então ele decidiu utilizar azeite, ovos e sal para fazer o molho e, como foi um sucesso, decidiram batizar a receita em referência à primeira conquista, a cidade de Mahon: daí veio a mahonaise.

Mas foi só em 1905 que Richard Hellman, um alemão proprietário de uma loja em Nova Iorque, usou a receita da sua esposa e começou a vender maionese pronta em potes de madeira. Em 1913, já em potes de vidro, a maionese Hellman’s começou a ser produzida em larga escala, mais próxima do que conhecemos hoje.

Agora que você conhece a história…

Pode contar pros seus amigos quando tiver fazendo aquela maionese caseira mucho louca que nós vamos ensinar aqui.

A base é a receita básica da maionese. Esta rende quatro porções:

Ingredientes

  • 3 ovos grandes (ou ovo pasteurizado, que é mais seguro)
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher (sopa) de vinagre ou limão
  • Óleo

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes no liquidificador, menos o óleo. Bata ligeiramente e coloque o tampo no liquidificador.

Com ele ligado, vá acrescentando o óleo até dar o ponto. Quando ele endurecer, pare, pois é o ponto

E bora incrementar?

  1. Maionese com o Molho Sriracha Tradicional

Se a maionese for acompanhar um prato que combina com alho e um sabor mais acentuado de pimenta, coloque sem dó nosso Sriracha Tradicional. Vai com sopas, petiscos, carnes, ovos, queijos…se acrescentar um cream cheese, fica obsceno.

  1. Maionese com Barbecue Porco Moiado e Mostardinha Caipira Americana

Ácido e picante, o Porco Moiado casa bem com a Mostardinha e a maionese. Vai dar bão com saladas, legumes gratinados, frango, cachorro quente ou lombo.

Vá dosando os ingredientes de acordo com o sabor que deseja acentuar.

  1. Maionese e Molho Sriracha Bacon

Essa é aquela mistura óbvia, mas que supera expectativas. Vai ficar de outro mundo com hambúrguer, onion rings, costelinha de porco e linguiça.

  1. Maionese verde com Molho Budweiser Citric

Ingredientes da maionese:

250 ml de leite

sal

3 a 4 colheres de sopa de cebolinha

1 pitada de orégano

Meio limão espremido

E dente de alho pequeno picado em pedaços

Óleo

Modo de preparo

Coloque o leite gelado, e vá adicionando o óleo até engrossar. Depois adicione todos os outros ingredientes e bata até ficar homogêneo. Esprema o limão no final para dar o ponto final e misture mais um pouco no liquidificador.

Feita a maionese verde, adicione o nosso Molho de Pimenta Lupulada Citric Budweiser. Com sabor fresco e cítrico, vai dar um toque especial em frutos do mar, carnes magras, tacos e comidinhas de boteco.

Dica Extra:

Se você é vegano, pode apostar na maionese de abacate, que fica divina com batatas rústicas ou um bom assado de tubérculos e legumes.

Maionese de abacate vai bem com legumes. (Reprodução)

Ingredientes

1 abacate grande maduro

1 dente de alho amassado

1 e ½ limão espremido

2 colheres de sopa de azeite de oliva

Sal e pimenta do reino a gosto

Preparo

  • No liquidificador, bata todos os ingredientes até obter uma mistura homogênea e lisinha. Prontinho! Rápido e delicioso, mas tem que consumir rápido para não oxidar (mesmo na geladeira).

Acompanhe a DECABRÓN no Instagram, Facebook ou compre online e receba em casa. 

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.