Muito embora o Brasil esteja longe de chegar às percentagens de leitura nos países desenvolvidos, uma pesquisa feita em 2016 pelo Instituto Pró-Livro estima que 56% da população brasileira acima dos cinco anos se enquadra como leitores regulares. Um resultado um pouco melhor do que em 2011, quando a estimativa foi de 50%.

Há alguns anos, com o desenvolvimento da tecnologia, maior tempo gasto nas redes sociais e cada vez mais conteúdos sendo lançados em vídeo, muita gente temeu o fim do interesse pela leitura. Mas o que aconteceu foi que, rapidamente, antigas e novas obras migraram para plataformas digitais e iniciou-se uma nova Era para os leitores, que puderam ter de forma ainda mais acessível seus livros em PDF´s, que podem ser acessados à palma da mão em um smartphone, leitor digital ou tablet.

Mas, como ainda há quem não dispense a boa e velha versão em papel, muitos autores têm lançado opções físicas e digitais, e a quantidade de novos escritores com esta facilidade em produzir e distribuir conteúdo online têm sido cada vez maior. E em um solo fértil pra literatura como neste Brasil de Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade, Graciliano Ramos, que ficaram eternizados em grandes clássicos, mais uma coisa mudou: o interesse dos leitores.

Em pesquisas por sites de livrarias e marketplaces, os livros de romance ou ficção que lideram as vendas, são, em maioria, de autores internacionais, o que vende muito por aqui são conteúdos voltados para o desenvolvimento pessoal, muitos deles de pessoas que estão na mídia ou em grandes canais no YouTube, que já contam com milhões de seguidores.

E como comemoramos no dia 29 de outubro o Dia Nacional do Livro, trouxemos quatro dicas imperdíveis para quem curte ler este tipo de conteúdo, e, claro, porque sabemos que nossos cabrónzitos curtem trabalhar a mente.

Bora prestigiar os escritores brasileiros, pessoal! Confira as dicas:

  1. O Dilema do Porco-Espinho – como encarar a solidão – Leandro Karnal

O poeta Vinicius de Moraes cantava “que é melhor se sofrer junto, que viver feliz sozinho”. Será? O historiador Leandro Karnal, um dos intelectuais brasileiros que, através de seus livros, palestras e vídeos, ajuda a refletir sobre o mundo contemporâneo, discute uma questão presente na vida de todos: a solidão.

Reprodução

A partir de referências de filósofos e da própria Bíblia, de fatos históricos e de romances, ele faz uma reflexão sobre a natureza de viver só – por pouco ou muito tempo, estando ou não acompanhado. Apresenta como a solidão é encarada no cinema, na literatura, na música, nas artes. Karnal viaja pela modernidade e analisa ainda a solidão no mundo virtual e o isolamento. Discute dos amigos imaginários criados pelas crianças aos pensamentos de alguns filósofos, como Aristóteles, que dizia que a solidão criava deuses e bestas.

Como a solidão é um tema que sempre o acompanhou e, segundo revela o próprio Karnal, tem crescido na maturidade, o autor escreve este livro como um ensaio pessoal e convida o leitor a compartilhar seus pensamentos também.

 

  1. Me Poupe!: 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso – Nathalia Arcuri

Nathalia Arcuri é criadora do Me Poupe!, maior canal de finanças do mundo no YouTube. No livro ela traz questões desafiadoras para os brasileiros e aborda os temas: como economizar no dia a dia? Como poupar mesmo ganhando pouco? Quais são os melhores (e os piores) investimentos? Como poupar para o futuro sem abrir mão dos desejos e necessidades do presente?

Reprodução

Poupadora compulsiva, Nathalia começou aos 7 anos a guardar dinheiro para comprar um carro quando fizesse 18. Com 23 comprou seu primeiro apartamento à vista. Aos 30 pediu demissão do emprego de repórter de TV e montou o canal Me Poupe!, quando, aos 32 se tornou milionária.

Sua principal característica é falar de dinheiro com leveza e bom humor, talvez por isso tenha atingido a marca de 4 milhões de assinantes em seu canal. “Vou contar para você como cheguei até aqui, as roubadas em que me meti, as dúvidas que tive e tudo o que aprendi ao longo desses anos. Mas este livro não é sobre mim. É sobre você, o seu dinheiro e a maneira como vem lidando com ele até agora. Eu resolvi escrevê-lo para passar uma mensagem curta e grossa: você pode sair do buraco, não importa qual o tamanho dele”, conta a autora. Para ajudar nesse processo, ela reuniu exemplos práticos, situações reais, planilhas e exercícios, e organizou tudo isso em 10 passos simples para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso.

3. Zen para Distraídos – Monja Coen

É possível viver de maneira zen no meio da distração moderna? Viver nos grandes centros urbanos é um convite diário à distração. Manter o foco em tarefas simples, por mais fácil que pareça, se torna impossível com o excesso

Reprodução

de informações e afazeres diários. O livro Zen para Distraídos aplica conceitos do budismo para melhorar o bem-estar a partir de práticas de meditação, de conceitos básicos do zen e outras técnicas milenares. Na obra, a monja promete ajudar a manter o foco, desenvolver tarefas simples com muito mais concentração, ser mais assertivo e atingir objetivos com facilidade.

Autora de diversos livros com esta temática, monja Coen também é palestrante e tem diversos vídeos no canal Mova, que impacta mais de um milhão de pessoas no Youtube e é conhecida pela sua simpatia e sabedoria ao abordar temas do dia a dia.

 

 

4. Por que fazemos o que fazemos? – Mario Sergio Cortella

Bateu aquela preguiça de ir para o escritório na segunda-feira? A falta de tempo virou uma constante? A rotina está tirando o prazer no dia a dia? Anda em dúvida sobre qual é o real objetivo de sua vida? O filósofo e escritor

Reprodução

Mario Sergio Cortella desvenda em Por que fazemos o que fazemos? as principais preocupações com relação ao trabalho. Dividido em vinte capítulos, ele aborda questões como a importância de ter uma vida com propósito, a motivação em tempos difíceis, os valores e a lealdade a si e ao seu emprego.

O livro é um verdadeiro manual para todo mundo que tem uma carreira, mas vive se questionando sobre o presente e o futuro. É um livro para quem sonha com realização profissional sem abrir mão da vida pessoal.

Tem mais dicas? Conta pra gente nos comentários.

 

 

Acompanhe a DECABRÓN no Instagram, Facebook ou compre online e receba em casa. 

 

1 Comentário

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.