Essa é pra você que é fã de miojo e que entra em desespero toda vez que tem  fome – principalmente se tá sem grana pra pedir um delivery. Se você mora sozinho provavelmente sua geladeira sempre tem um pouco de tudo e tudo de nada, a pia sempre ta cheia de louça e visita parece que brota do jardim. E aí, o que preparar pra receber os amigos ou pra larica da madrugada?

Nós sabemos que nesta hora a preguiça reina, então separamos 10 receitas salgadas e doces bem simples, que levam poucos ingredientes e que sujam poucos refratários ou panelas, para você sair de uma vez por todas do restô-don-tê e do ovo frito e ainda fazer bonito na fotinha do Instagram do #pratododia.

Pizza de pão de forma

Ingredientes

Pão de forma
Queijo
Presunto
Calabresa
Alho
Cebola
Molho de tomate

Qualquer coisa que você tenha em casa que combine com pizza

Modo de Preparo

É muito simples: monte uma camada de pão de forma em um tabuleiro ou refratário untado e coloque metade do molho de tomate, o presunto, queijo e calabresa picados,  depois o alho, cebola ou qualquer ingrediente que você tiver vontade e passe o restante do molho por cima. Pode salpicar também um orégano que fica gostoso. Depois é só colocar alguns minutos no forno até o queijo derreter e servir.

Pão de queijo três ingredientes

Ingredientes

1 caixinha de creme de leite (não pode ser lata)
1 xícara de queijo parmesão ralado
1 xícara de polvilho azedo

Modo de preparo

Em um recipiente grande, coloque o queijo ralado e o creme de leite e misture com as mãos. Aos poucos, vá colocando o polvilho e misturando bem. Assim que a massa desgrudar dos dedos sem deixar restos na tigela você vai saber que tá no ponto certo. Se precisar vá colocando um pouco mais de polvilho.

Dê forma pra massa enrolando-a em bolinhas do tamanho que quiser e coloque em uma assadeira untada no forno pré-aquecido a 180 graus. Espere de 20 a 30 minutos ou até dourar e retire.

Se quiser inovar, pode usar outros tipos de queijos como ricota e até acrescentar linhaça ou chia pra ficar mais tchãns.

Ovo mexido de micro-ondas

Ingredientes

2 ovos
1 fatia de presunto
Queijo parmesão ralado
Orégano
Sriracha Tradicional

Modo de preparo

Pegue uma vasilha que possa ir ao micro-ondas e bata os dois ovos. Depois, acrescente o presunto e o queijo ralado e mexa mais um pouco. Coloque no micro-ondas por dois minutos, adicione algumas gotas de Sriracha e voilà, tá pronto.

Palito de queijo empanado

Ingredientes

3 ovos
Orégano e sal a gosto
Farinha de trigo
Farinha de Rosca
500g de muçarela
Óleo para fritar
Sweet Chilli Goiaba

Modo de preparo

Bata 3 ovos com orégano e sal a gosto no liquidificador. Coloque farinha de trigo em um prato e farinha de rosca em outro. Corte 500g de muçarela em tiras grossas, passe no ovo, depois na farinha de trigo e, em seguida, na de rosca.

Frite em óleo quente e retire os “palitinhos” para descansar em papel toalha. Sirva com Sweet Chilli Goiabada que fica filé.

Macarrão com cogumelos

Ingredientes

1 pacote do macarrão que você mais curte
1 bandeja de cogumelos paris
1 cebola pequena e um dente de alho
¼ de taça de vinho
1 caixinha de creme de leite
Sal e pimenta do reino a gosto
Azeite ou manteiga

Modo de Preparo

Em uma panela cozinhe o macarrão, enquanto em outra, refogue nesta ordem: cebola, alho e cogumelos picados. Acrescente o sal e a pimenta do reino e mexa bem até os cogumelos murcharem.

Assim que estiver chegando ao ponto, acrescente o vinho e mexa bem até desprender tudo do fundo da panela. Depois que o álcool evaporar um pouco, acrescente o creme de leite, mexa por 15 segundos e desligue.

Daí é só escorrer o macarrão e misturar com o molho.

Massa de torta coringa

Ingredientes

2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de leite
1 xícara (chá) de óleo
3 ovos
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
1 colher (sopa) de fermento em pó
Sal e pimenta do reino a gosto
1 Ketchupinho Caipira original

Recheio

Qualquer coisa que você quiser. Sugestões: legumes picados, palmito, salsicha, carne moída, frango desfiado, milho, tomate, cebola e pimentão cortados em cubinhos. O nosso Ketchupinho Capira cai como uma luva.

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno em 180°C e, enquanto isso, bata todos os ingredientes (menos o fermento) no liquidificador até obter uma massa lisinha. Unte uma forma com manteiga ou azeite e um pouco de farinha, despeje metade da massa na forma, recheie com o que quiser e despeje a outra metade por cima. Asse por uns 30 ou 40 minutos, até a massa ficar firme.

Caldo de abóbora cabotiá com gengibre

 Ingredientes

1 abóbora Cabotiá pequena

1 gengibre ou uma colher de gengibre em pó
½ cebola
Água
Sal
Azeite

Modo de preparo

Corte a abóbora Cabotiá em pedaços pequenos e reserve. Refogue a cebola no azeite e coloque a abóbora cobrindo com água, um pouco de sal e um gengibre pequeno ralado ou uma colher de chá da raiz em pó.

Assim que a abóbora estiver molinha, desligue e bata no liquidificador. Sirva em tigelas e, se quiser, molhe pedacinhos de pão ou torrada.

Vamos às opções de sobremesas rápidas, porque nem só de salgado vive o homem:

Brownie de micro-ondas

Ingredientes

3 ovos
3 colheres (sopa) de margarina derretida
1 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de chocolate em pó
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de chocolate ao leite picado
1/2 xícara (chá) de castanha-do-pará picada

Modo de preparo

Em uma tigela, misture os ovos e a margarina. Depois, acrescente o açúcar, o chocolate em pó e a farinha de trigo peneirada. Coloque o chocolate picado e as castanhas em um refratário untado com margarina.

Leve ao micro-ondas por 5 minutos na potência alta e deixe descansar por mais 5 minutos antes de servir. Uma dica é incrementar com sorvete e calda de chocolate. Fica chique no úrtimo.

Brigadeiro de café com castanhas

Ingredientes

1 lata de leite condensado
4 colheres (sopa) de chocolate em pó
Uma colher (sopa) de manteiga
1 colher (chá) de café instantâneo
½ xícara de castanhas

Modo de preparo

Você começa pelo brigadeiro básico. Aquecendo uma panela em fogo médio, colocando a manteiga e o leite condensado, misturando e depois o chocolate em pó. Acrescente o café e metade das castanhas e mexa até chegar ao ponto em que é possível enxergar o fundo da panela.

Espalhe o brigadeiro em um recipiente e jogue o restante das castanhas por cima. Espere esfriar e ponha na geladeira para consumir.

Mousse de limão

Ingredientes

1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
1/2 copo americano de suco de limão

Modo de Preparo

No liquidificador, bata o leite condensado e o creme de leite por 3 minutos. Acrescente aos poucos o suco de limão e continue batendo. Despeje o mousse em um refratário e leve à geladeira. Simples, fácil, rápido e gostoso.

Você pode por também raspas da casca do limão por cima pra fazer uma graça.

Se quiser, dá um confere na seção Receitas do blog que tem pra todos os gostos. Desde Sopa quatro queijos no pão italiano até o gallo pinto costarriquenho. Se fizer alguma dessas receitas, manda foto pra gente, hermano!

Acompanhe a DECABRÓN no InstagramFacebook ou compre online e receba em casa. 

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.