Conheça cervejas artesanais que levam pimenta na composição

27 de julho de 2017
|

Nós apostamos que você já conhece aquelas duplas dinâmicas famosas, como cerveja com sal ou com limão, certo? Bem, se funciona ou não, o papo é outro. O fato é que dá pra ir muito além disso. Se você já caiu de amores pelas cervejas artesanais e também não consegue mais viver sem a picância do mundo das pimentas, saiba que essas duas formam o novo casal do momento.

Mas pode isso, produção? Dá certo? Se liga que hoje a gente te conta tudo sobre a pimenta na cerveja artesanal:

Cerveja Artesanal presents…

Da mesma forma que os chefs de cozinha vivem perseguindo novas combinações de sabores e se desdobram para surpreender os paladares, os mestres cervejeiros assumem a mesma missão.

Essa também virou a diversão dos homebrewers, os produtores caseiros de cerveja. O trio tradicional malte de cevada, lúpulo e leveduras é bastante generoso na hora de receber novos convidados e combinar sabores inusitados.

Como exemplo de cerveja com temperos e especiarias, há a famosa Witbier, uma belga que já consolidou o uso de sementes de coentro e casca de laranja na sua composição.

Dentre as ervas, o aromático alecrim combina muito com cervejas tipo Pale Ale, Saison ou IPAs. Mas os ingredientes são incontáveis e daria pra ficar páginas e páginas falando só disso. Frutas, mel, café, ervas aromáticas, especiarias, gengibre e até bacon (não acredita? Procure pela canadense Bacon Maple Ale)!

As pimentas reinam absolutas nos sabores picantes e fazem toda diferença nas receitas. São usadas de acordo com a pegada das cervas e seu grau de ardência. Olha só como algumas cervejarias vem trabalhando com sabores e, especialmente, como é que elas usam pimenta na cerveja artesanal:

Hot Lager, direto de Porto Alegre

Diretamente da cidade que vem se consolidando como uma das referências nacionais em cerveja artesanal, a cervejaria porto-alegrense O Barco criou essa Pilsen que usa pimenta calabresa na sua receita. O resultado consegue uma combinação incrível de refrescância e pungência.

Chocolate com pimenta na cerveja artesanal

Chilli and Beer lovers que somos, claro que não daria pra De Cabrón ficar de fora. A cervejaria Júpiter lançou, em edição limitada e em parceria com a gente, a Chipotle Porter. É uma Smoked Robust Porter, que traz notas achocolatadas e defumadas, presentes nos maltes e na pimenta Chipotle. A combinação rendeu uma cerveja estilosa, de aromas complexos e ricos.

Frutas exóticas da Amazônia

A cervejaria paraense Amazon Beer faz questão de não usar aditivos químicos nas suas bebidas para garantir as características artesanais. Dentro da floresta amazônica e com acesso direto a ingredientes brasileiríssimos como açaí, bacuri, cajá e priprioca, eles ainda têm um bar super disputado na Estação das Docas, em Belém.

As grandes cervejarias também amam as cervejas especiais

As grandes cervejarias já sacaram a admiração crescente dos amantes das cervas pelas criações artesanais e daí trataram de lançar as suas próprias edições. É o caso da Bohemia, que convidou a mestra cervejeira Daniela Dezordi e o chef Felipe Bronze para criar três receitas. Uma delas é a Bela Rosa, Witbier com pegada brasileira, com um toque ainda mais refrescante por causa da presença da pimenta rosa.

A dupla ainda criou mais duas receitas: a Jabutipa (uma IPA que leva jabuticaba) e a Caá-Yari (Blond Belgian Ale com notas de especiarias e erva mate). Prova de que inovar com especiarias e pimenta na cerveja artesanal está levando os padrões de consumo para outros patamares!

Já com água na boca e não vê a hora de experimentar cada uma dessas cervejas artesanais?Depois disso, não deixe de conferir nossasreceitas de drinks fodásticos com molho de pimenta!

© COPYRIGHT | DE CABRÓN CHILLIS. Material protegido pela Lei nº 9.610 (direito autoral), é proibida a cópia ou reprodução do material, sem autorização prévia. Envie para sac@westco.com.br com pedido de autorização.