Uma das bebidas mais idolatradas em bares e baladas de todo o mundo, além de uma ótima pedida para curtir com os amigos, a tequila é um destilado que tem origem no México, no estado de Jalisco. O solo vulcânico do local é perfeito para o crescimento da agave-azul, planta que é a base da receita da tequila.

A identificação da bebida com a localidade é tão grande que a tequila é protegida legalmente sob uma denominação de origem. Por isso, só são reconhecidas como autênticas as tequilas produzidas em Jalisco e também em algumas regiões de Guanajuato, Michoacán, Nayarit e Tamaulipas. Em Jalisco, são encontradas os melhores tequilas do mundo, donas de um sabor incomparável que faz deles os mais perfeitos exemplares da destilação do agave-azul.

Se você ficou curioso para saber quais são os melhores tequilas do planeta, conheça sete deles no post de hoje — todas filhos da especial agave-azul de Jalisco!

Olmeca Altos Plata

Essa tequila é criação de dois bartenders londrinos em parceria com um produtor mexicano de agave-azul. A bebida foi pensada para possuir um bom paladar se servida pura e também quando harmonizada em drinks.

Casamigos Reposado

Armazenada durante sete meses, esse tequila é feita com agaves selecionados à mão e é a mais pura da linha Casamigos, que conta também com uma versão branca e uma añejo. Uma curiosidade sobre a Casamigos: ela é fruto do trabalho do empresário Rande Gerber e do ator George Clooney, que se juntaram com um produtor de Jalisco para produzir a bebida.

El Espolón

Ao contrário de outros tequilas, a El Espolón possui corpo médio e seu paladar tem notas de abacaxi, baunilha e até pimenta. Feita para ser tomado puro — devido ao seu caráter mais suave —, esse tequila também não faz feio quando combinada em drinks!

Tapatio

A Tapatio produz o três tipos de tequila mais comuns: blanca, reposada e añejo. Esta última é o grande destaque da casa, sendo produzida há mais de 75 anos pela destilaria de Carlos Camarena, um descendente de produtores de tequila que fabricam o destilado desde o século XIX. A versão blanca da Tapatio é muito apreciada por baristas de todo o mundo devido à sua versatilidade para entrar em coquetéis.

Herradura

Outra marca bastante tradicional, a Herradura produz tequila desde 1870, e a empresa possui cerca de 25 milhões de pés de agave-azul, que são descendentes das primeiras plantas. Essa genética controlada faz com que o agave utilizado na Herradura seja da mais alta qualidade. Atualmente, o destaque da marca é o tequila reposada, que foi introduzida no mercado nos anos 1970.

Don Fulano

Não se engane pelo nome engraçado. Esse tequila não está para brincadeira quando o assunto é qualidade. A sua produção é feita pelos maiores cultivadores de agave de Jalisco, e o seu paladar traz notas de outros destilados, como runs e whiskies. A Don Fulano é envelhecida em barris de carvalho francês por períodos de 5 a 12 anos.

Arette

Encorpada e cheia de sabor, a Arette é um tequila que se transforma na boca, começando com um paladar intenso e ficando mais suave conforme a degustação. Essa mudança nos sabores faz dela uma bebida ideal para drinks clássicos, como a Margarita, porém, tomá-la pura está longe de ser um sacrifício. As suas notas florais e herbáceas fazem com que ela tenha uma refrescância marcante.

No post de hoje, você conheceu algumas dos melhores tequilas do mundo. Mas, é, claro, existem inúmeros outros rótulos de qualidade. Por isso, se você sentiu falta de algum, deixe nos comentários a sua opinião e nos ajude a aumentar a lista!

1 Comentário

Deixe seu comentário