Chili con carne aprenda a fazer essa iguaria

03 de agosto de 2017
|

O Chili con carne, ou só Chili para os mais íntimos, é um daqueles pratos que todo mundo conhece, mas pouca gente sabe fazer. Quase ninguém sabe também que, embora seja muito consumida e conhecida no México, essa maravilha picante e cheia de “sustância” foi inventada nos Estados Unidos, no Texas.

O prato, oficial no estado norte-americano desde 1977, é obra de cowboys, provavelmente influenciados pela cozinha dos aventureiros ‘chicanos’ na época do Velho Oeste.

Chili con Carne é puro Tex-Mex!

Feito originalmente com carne seca (que os gringos chamam de “jerked beef”), gordura animal (banha de porco), condimentos e muita pimenta chili, o Chili con carne já era popular desde o século 19 entre os ogrões adeptos do bang-bang. . E sempre com muita pimenta!

Para um “texano da gema”, nada de feijão na receita nem moderação na hora de apimentar o prato. Um Chili pouco apimentado é tão ofensivo para um autêntico texano como cortar um espaguete na frente de um italiano.

Dos EUA para o mundo

Com o final da Guerra Civil Americana, em 1865, o prato criado no Texas se espalhou por todo o país, e novas versões da iguaria foram surgindo e se adaptando ao gosto de cada região.

Além de conquistar os Estados Unidos, o Chili con carne ficou conhecido e ganhou admiradores no mundo todo, inclusive no México. Depois desse rolê e de inúmeras adaptações, hoje é muito mais comum encontrar o Chili con carne acrescido de feijões (frijoles) e com menos pimenta do que a receita original texana.

Um chili pra chamar de seu

Agora que você já sabe de onde vem o Chili con carne, vamos ao que interessa: a receita! Anote os ingredientes, siga o passo a passo e bom apetite!

Chili con carne

500 g de carne moída

150 g de bacon em cubos

400 g de feijão cozido (pouco caldo)

1 lata de tomate pelado (400 g)

1 cebola roxa picada

3 dentes de alho picados

1 pimentão vermelho e 1 amarelo picados

1 colher de chá de pimenta chili em pó (se quiser mais apimentado, fique à vontade)

½ xícara de chá de cheiro-verde

1 colher de chá de cominho em pó

sal e pimenta do reino a gosto

Coloque o bacon em uma panela e deixe em fogo baixo até ele que ele fique dourado. Assim que dourar, junte as cebolas e mexa até que elas comecem a ficar transparentes. Sem aumentar o fogo, coloque os pimentões e o alho e misture. Deixe cozinhar por uns 3 minutos.

Coloque a carne, aumente um pouco o fogo e refogue tudo por, aproximadamente, uns 7 minutos. Junte o feijão, o sal, a pimenta do reino, o chili em pó e o cominho e deixe cozinhar por mais uns 5 minutos, mexendo até que o molho ganhe uma consistência mais cremosa. Coloque o cheiro-verde e finalize cozinhando tudo por mais uns 3 minutos. Pronto!

Sirva ainda quente e adicione uma polvilhada de coentro ou salsinha picada, se preferir. O seu Chili con carne também vai muito bem enrolado dentro de burritos ou como recheio de tacos.

E depois de preparar essa receita digna de um cabrón, não deixe de conferir as 5 receitas de doces com pimenta  que preparamos para você!

© COPYRIGHT | DE CABRÓN CHILLIS. Material protegido pela Lei nº 9.610 (direito autoral), é proibida a cópia ou reprodução do material, sem autorização prévia. Envie para sac@westco.com.br com pedido de autorização.