Você sabia que a pimenta pode ser utilizada em benefício da saúde? Apesar de muitas pessoas acreditarem que ela é somente um alimento picante utilizado para temperar pratos, as funções da pimenta são inúmeras!

Além de ser um alimento funcional, ou seja, produz efeitos metabólicos benéficos para o organismo, ela ajuda na manutenção da saúde cardíaca, é um antibiótico natural, combate inflamações, auxilia na digestão e é aliada no emagrecimento.

Essas diversas vantagens da pimenta são graças a capsaicina — um fotoquímico presente nesse alimento. Esse composto faz a redução do número de radicais livres no organismo e afeta a produção e a liberação da substância P, que tem como função a comunicação dos sinais elétricos da dor. Assim, a pimenta age como um analgésico para o sistema!

Se interessou pelo assunto? Então, saiba mais sobre os benefícios da pimenta para a sua saúde!

A pimenta tem papel coadjuvante no emagrecimento

A ingestão de pimenta estimula o sistema nervoso, que aumenta a produção de catecolaminas, adrenalina e noradrenalina. Essas substâncias diminuem o apetite e a ingestão calórica.

Comer pimenta antes das refeições também ajuda na redução da fome, pois é um alimento termogênico. Esse balanço energético negativo — ingerir um menor número de calorias do que se gasta — ajuda no emagrecimento e no controle de peso.

A pimenta é aliada do coração

A pimenta possui substâncias que ajudam a reduzir o colesterol ruim do organismo, fazendo a quebra deste elemento e eliminando-o. Além disso, ela faz o bloqueio de genes que podem dificultar o fluxo sanguíneo nas veias e nas artérias — com o fluxo reduzido, o coração precisa trabalhar mais.

É auxiliar da digestão

A ingestão da pimenta aumenta a salivação no organismo, melhorando a mastigação e protegendo a saúde bucal. Estimula também a secreção gástrica, elevando a produção de sucos gástricos e enzimas, o que contribui para uma melhor digestão.

A pimenta melhora a imunidade do organismo

É um alimento rico em vitamina A — substância conhecida pela capacidade de anti-infecção. Assim, ao comer pimenta, o sistema imunológico é fortalecido e, consequentemente, a imunidade do organismo elevada. Ela mantém ainda o sistema digestivo ativo, fazendo com que o trato urinário seja mais eficiente.

Os benefícios da pimenta para os diabéticos

A pimenta pode ser utilizada para combater diversas doenças, como, por exemplo, a diabetes. Isso porque a ingestão desse alimento faz com que a redução da necessidade de insulina por parte do organismo seja reduzida, pois ela diminui o nível de açúcar no sangue.

Atua em sistemas circulatórios

A pimenta não ajuda somente o coração! Por ser rica em vitaminas, potássio e cálcio, ela possui propriedades vasodilatadoras, que impedem a formação de coágulos no sangue e aumentam o calibre dos vasos sanguíneos, facilitando a circulação nas veias.

É eficaz no tratamento contra o câncer

A capsaicina presente na pimenta ajuda a destruir as células cancerígenas, mas sem danificar aquelas que estão saudáveis. Também diminuem o nível de PSA, que é um elemento causador de câncer, em especial o de próstata.

Os benefícios da pimenta são inúmeros! Além de auxiliar a saúde de diversas maneiras, é um alimento versátil, podendo ser consumido de diversas formas. Mas não se esqueça que o consumo deve ser moderado! O excesso de pimenta pode causar irritação nas mucosas do intestino e do estômago, além de deixar o paladar insensível.

Quer aprender mais sobre como ingerir a pimenta? Então, aprenda a fazer 4 drinks incríveis com molho de pimenta!

1 Comentário

Deixe seu comentário